Evento realizado no Centro de Convivência da UFLA marcou Dia das Raízes e Matrizes Africanas
Marcando o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e das Nações do Candomblé, instituído pela Lei nº 14.519, de 5 de janeiro de 2023, o grupo "Diálogos - Observatório da Diversidade Religiosa" promoveu, no Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 21/3, duas apresentações culturais sobre a cultura e tradições de matrizes africanas e candomblé.
A programação foi dividida em dois momentos. Inicialmente, o Grupo Samba Pra Orí apresentou um repertório musical que exaltou os orixás, a ancestralidade e os ritmos afro-brasileiros. Em seguida, ocorreu uma apresentação cultural sobre os "Instrumentos Musicais do Candomblé", conduzida por Alagbe Rudson, Ekedy Maria Eduarda e Dofono Alexsandro, do “Ilé Asè Ògún Alágbède Ya Omim Láyó”, com a Zeladora Iyalorixá Rosilda de Ogum. Durante a apresentação, o público teve a oportunidade de conhecer como os instrumentos são tocados nos terreiros e utilizados nos diferentes ritmos musicais, além de participar ativamente, tocando alguns dos instrumentos.
O evento foi realizado com o apoio da área de Vivência Cultural da UFLA, responsável pelas atividades no Palquinho.
Sobre o "Diálogos - Observatório da Diversidade Religiosa"
O Diálogos é um grupo de pesquisa que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas aos temas diversidade religiosa; intolerância religiosa e racismo religioso; laicidade e políticas públicas; gestão e organizações religiosas.
No eixo da extensão, uma das propostas é desenvolver atividades em datas comemorativas ou simbólicas relacionadas aos temas estudados. Em alguns casos, o grupo de pesquisa que mobiliza a realização das atividades; em outros, são as religiões que fazem a mobilização, e o grupo de pesquisa entra como parceiro.
Texto: Raíssa Raidam (bolsista Proat). Revisão: Ana Eliza Alvim