UFLA é aprovada para o Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) certificou a Universidade Federal de Lavras (UFLA) como participante do Projeto Salas Verdes, aprovado na chamada 2024. O projeto tem como principais objetivos informar e educar a população sobre questões ambientais, promovendo atividades socioambientais e culturais. Além disso, busca estimular o pensamento crítico, fortalecer a identidade de diferentes grupos e incentivar a adoção de boas práticas ambientais.
A iniciativa para a participação da UFLA no Projeto Salas Verdes partiu da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (PROECC). Para o pró-reitor, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, essa adesão facilita a articulação e o estabelecimento de parcerias para a realização local de diversas atividades de educação e cidadania ambiental, promovendo maior visibilidade da Sala Verde. Além disso, o apoio institucional do MMA fortalece o engajamento de organizações e indivíduos com o projeto, aprimorando suas capacidades executoras e potencializando os resultados alcançados.
De acordo com o técnico administrativo Ricardo Macedo, o próximo passo do projeto é a escolha e adequação de um espaço apropriado para a realização de debates, apresentações e atividades educacionais voltadas à conscientização ambiental. “Estamos nos reunindo com a equipe de apoio, composta pela professora Michele Valquíria dos Reis, do Departamento de Agricultura, e por Thiago Magalhães, do Laboratório de Ecologia e Conservação Florestal. Já identificamos alguns possíveis locais, e nossa expectativa é iniciar as atividades o mais rapidamente possível, desenvolvendo um trabalho que contribua de forma efetiva para a UFLA e para a região”, destacou.
Inicialmente, o projeto é voluntário e não conta com recursos financeiros do Ministério do Meio Ambiente. No entanto, a certificação Salas Verdes confere um reconhecimento significativo à Instituição, o que facilita a articulação de parcerias em níveis local, estadual e federal”, comenta Ricardo.
A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.