Mais uma edição da Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas foi realizada na Praça Dr. Augusto Silva
A XVII edição da Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (Femas) foi realizada neste domingo (9/2), na Praça Doutor Augusto Silva, no centro de Lavras. A feira ocorre semestralmente desde 2015, e surgiu como uma iniciativa extensionista da disciplina Marketing Público, do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (DAP/UFLA); posteriormente, foi ampliada para a participação de outros cursos da Instituição.
O principal objetivo da feira é promover, na prática, a indução da mudança introspectiva no indivíduo, aplicando o conceito de Marketing de Causas Sociais na comunidade de Lavras, por meio de mídias alternativas. “A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância da transformação de certos comportamentos, estimulando um ciclo virtuoso no qual as pessoas se reconheçam como coprodutoras do bem público, ou seja, corresponsáveis pela gestão do próprio município”, explica o professor do Departamento de Administração Pública (DAP) Denis Renato de Oliveira, coordenador do projeto de extensão.
Neste semestre, a Femas tem como tema os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS). A escolha partiu dos estudantes de Administração Pública e Sistemas de Informação, em razão do evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável, que será sediado no Brasil em 2030. Cada grupo selecionou um ODS para apresentar na feira; os escolhidos foram:
- Objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar: garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades.
- Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e acessível à energia para todos.
- Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis: promover padrões sustentáveis de produção e consumo.
- Objetivo 15 – Vida Terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, além de gerir florestas de forma sustentável, combater a desertificação, reverter a degradação do solo e frear a perda de biodiversidade.
Nas primeiras edições, a Femas era realizada dentro do câmpus universitário. Com o objetivo de ampliar a interação com a sociedade, a feira passou a ocorrer na praça central da cidade. Para a professora Luiza Amalia Soares Franklin, atual responsável pela disciplina de Marketing Social (DAP/UFLA), essa mudança representa uma oportunidade valiosa para os estudantes se conectarem com a comunidade. “Estamos saindo da sala de aula para lidar diretamente com as pessoas, o que permite aos estudantes desenvolverem habilidades essenciais para o trabalho futuro com o público”, destaca.
Para os visitantes, a experiência na feira foi bastante positiva, como destaca o profissional de Educação Física, Caio Fabri Virgílio. “Acho sempre interessante quando a Universidade compartilha com a sociedade as informações obtidas por meio de pesquisas e estudos. Afinal, as universidades são o berço do conhecimento, e essas exposições na praça nos permitem ter acesso ao trabalho que vem sendo desenvolvido por elas”, afirmou.
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