UFLA realiza mesa-redonda sobre inclusão e ensino bilíngue para crianças surdas, com participação de mães e alunos
O Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Federal de Lavras (Faelch/UFLA) organizou uma mesa-redonda para discutir as experiências e os desafios enfrentados por mães ouvintes de crianças surdas.
O evento, intitulado "Mães Ouvintes de Filhos Surdos: Narrativas de Vida e Aprendizagens", é uma iniciativa dos estudantes da disciplina de Libras da UFLA. A ideia surgiu durante uma discussão em sala de aula, como explicou Yuri Luciano Nogueira, estudante do curso de Ciência da Computação: “Falávamos sobre como os pais muitas vezes enfrentam dificuldades para aceitar e lidar com diagnósticos dos filhos, e isso me tocou, pois minha mãe, que é professora, sentiu-se perdida quando fui diagnosticado com TDAH já adulto. Para os pais de crianças surdas, essa sensibilização é essencial para entender que a surdez não limita as oportunidades dos filhos”.
A mesa contou com a participação de Suelen de Castro Ferreira, estudante de Pedagogia e mãe de Paulo Davi, e Bárbara Rodrigo Sultani, mãe de Maria Vitória. As mães compartilharam suas experiências, destacando as dificuldades e conquistas que enfrentam diariamente em busca da inclusão de seus filhos. O diálogo foi mediado pela professora Erica Alves Barbosa, docente responsável pela disciplina.
Durante o debate, Suelen enfatizou os desafios que enfrenta para garantir a seu filho uma educação inclusiva e o acesso à Libras: “Nosso dia a dia é cheio de obstáculos para que ele tenha uma educação acessível e significativa. Este evento é uma oportunidade para sensibilizar a comunidade sobre a importância da língua de sinais.”
Bárbara também ressaltou a importância de espaços como esse para informar e apoiar as mães: “Minha filha é surda de nascença, e eu não tive as informações de que precisava no começo. Esse evento ajuda a desmistificar muitas questões e a dar apoio à comunidade.”
A mesa destacou o papel fundamental exercido pelo Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (CAEE CENAV) de Lavras, que oferece suporte pedagógico, psicológico e fonoaudiológico para que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.
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