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I Escola Anual de Ciências: mais de 350 estudantes do ensino básico apresentaram na UFLA seus projetos de ciência

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 29 Outubro 2024 15:07 | Última Atualização: Terça, 29 Outubro 2024 18:25
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A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, na última semana, de 22/10 a 24/10, o evento I Escola Anual de Ciências Naturais. Ecoturbinas eólicas, carrinho movido a água e raios cósmicos foram algumas das atrações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do ensino médio que participaram da ação. Similar a uma feira de ciências, o evento mobilizou mais de 350 estudantes de escolas públicas e privadas de ensino básico de Lavras e cidades da região, além de 26 professores do ensino básico, 31 estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA, e mais 11 professores do ensino superior.

Ancorado nas celebrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT), o evento fpi fruto de um projeto submetido e aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde 2023 os coordenadores do projeto vêm planejando a ação, que envolveu a participação dos coordenadores dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Naturais (ICN), como o curso de Engenharia Física e as licenciaturas e bacharelados em Química e Biologia, e do curso de Física, ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet). De acordo com uma das organizadoras, a professora do Departamento de Física (DFI) Tatiana Cardoso e Búfalo, houve, ainda, contato com todas as escolas, seguido da atuação de monitores, estudantes de graduação da UFLA, que fizeram o elo entre escolas e Universidade enquanto as equipes desenvolviam seus protótipos, para suporte e orientações.  

O professor do Departamento de Física (DFI) Jefferson Esquina Tsuchida, coordenador do projeto aprovado pelo CNPq, avaliou positivamente a adesão das escolas. "Consideramos um sucesso a participação das escolas e dos estudantes. A ideia é mostrar a eles que a Universidade é o lugar em que vão estar daqui a pouco, é incentivar o interesse pelo ensino superior. Este ano focamos nas áreas de biologia, física, química e engenharias. Mas nosso propósito é que este seja um piloto, que possa se expandir e abarcar outras áreas do conhecimento".

Os projetos apresentados pelas escolas foram submetidos a uma comissão avaliadora, o que resultou na primeira premiação da Escola Anual de Ciências, distribuída em quatro categorias: troféu projeto meninas, troféu melhores projetos escolas públicas, troféu melhores projetos geral e troféu escolas destaque. Houve também avaliação do trabalho feito pelos professores do ensino básico com as turmas, com premiação aos três professores com maior nota atribuída pela comissão julgadora. 

Acesse o documento com a especificação dos premiados

Para o professor da Escola Estadual João Batista Hermeto Lucas Roberto Gabriel Cardoso, que orientou um dos trabalhos vencedores na categoria "Trofeu melhores projetos - geral", o evento foi muito produtivo ao promover a interação entre alunos e entre escolas. "Só temos a agradecer aos organizadores, às agências de fomento e a todos aqueles que trabalharam para essa ação". As alunas da Escola Estadual Dora Matarazzo Maria Eduarda Marques dos Santos e Roberta Aparecida Pereira Alves apresentaram um trabalho prático sobre energia eólica e aprovaram a experiência: "estamos ampliando nossos conhecimentos sobre ciência. Esperamos estar aqui ano que vem novamente!".

Além da exposição dos trabalhos feitos pelos estudantes do ensino médio, o último dia de atividades incluiu as apresentações feitas por estudantes da UFLA, participantes de diversos núcleos de estudos. Outra frente do projeto foi a oferta de palestras para os professores do ensino básico envolvidos com as produções.

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