Ir direto para menu de acessibilidade.
Doe Amor, Doe Esperança

UFLA realiza campanha de doação de cabelo e lenços em apoio ao Outubro Rosa

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Outubro 2024 15:31 | Última Atualização: Terça, 22 Outubro 2024 16:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou na última segunda-feira (21/10) uma emocionante campanha de doação de cabelos e lenços em apoio ao Outubro Rosa, intitulada "Doe Amor, Doe Esperança". A ação, organizada pela Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape) e pela Diretoria de Comunicação da UFLA, contou com uma participação expressiva de doadores de diferentes nacionalidades. 

O evento principal, denominado "Corte Solidário", ocorreu a partir das 13h nas proximidades do canteiro central da UFLA. A cabeleireira voluntária Eliane Cristina Machado Freire, junto com a sua assistente Clarice Lima, dedicou-se ao longo de toda a tarde a cortar mais de 40 mechas de cabelo que serão transformadas em perucas para pacientes em tratamento oncológico. As doações foram encaminhadas para a instituição Lar e Vida.

Para a cabeleireira Eliane, que superou um câncer de mama, a experiência foi inspiradora: "Ver pessoas de diferentes lugares e com histórias tão diversas unindo-se por essa causa foi emocionante. Cada doador trouxe um pouco de si, mostrando que a solidariedade realmente não tem fronteiras."

A campanha contou com a participação de doadores diversos, membros da comunidade interna da UFLA, além de visitantes, e muitos dos quais vieram especialmente a Lavras para doar seu cabelo. Rosa Maria do Nascimento, moradora de Ingaí, soube da iniciativa pelos jornais locais e fez questão de comparecer.

O evento também contou com a participação ativa da comunidade internacional da UFLA, reunindo estudantes de mestrado e doutorado da ColômIMG 6405bia e do Peru, além de um professor visitante peruano. A presença desses participantes mostrou que a campanha transcendeu barreiras culturais e geográficas. “Ver pessoas de diferentes países unidas por um mesmo propósito foi muito significativo. O evento reforçou não apenas o compromisso com o Outubro Rosa, mas também a integração e a empatia entre todos”, destacou a doutoranda Joselin Chanta Agurto.

O evento não apenas arrecadou doações significativas, mas também sensibilizou a comunidade sobre a importância de apoiar quem enfrenta o câncer. A professora da UFLA Andreza Cristina Moreira, que passou por um câncer de mama há dois anos, realizou emocionada a doação da sua peruca, acompanhada de um bilhete “Caminhe a cada dia. O caminhar nos faz deixar as dificuldades no passado”. Para aqueles que estão passando pelo tratamento oncológico, Andreza deixa palavras de encorajamento: “Eu passei por isso, aos 32 anos, com um bebê de nove meses, mas graças a Deus passou. Temos que ter força e olhar sempre para os exemplos que deram certo e seguir”.

A campanha reforçou o compromisso da UFLA com causas sociais e a mobilização em torno do Outubro Rosa. “Agradecemos a todos os voluntários, especialmente à cabeleireira Eliane, que dedicou seu tempo e talento à causa, e a cada doador que se dispôs a fazer a diferença. A campanha demonstrou que pequenos gestos de solidariedade podem devolver sorrisos, esperança e força para quem está em tratamento”, destaca a coordenadora de saúde Thaís Emmanuelle Mesquita Hermes Faria.IMG 6530

A Diretoria de Comunicação da UFLA, que também esteve à frente da Campanha ressaltou o impacto positivo da iniciativa. "Ao compartilhar histórias e promover uma ação como essa, conseguimos sensibilizar a comunidade e mobilizar ainda mais pessoas em torno do Outubro Rosa. A comunicação tem um papel fundamental em dar visibilidade a causas tão importantes", afirma a jornalista Camila Caetano.

Confira aqui todas as fotos do evento

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção