UFLA promove evento na Praça Dr. Augusto Silva no próximo domingo (20/10) para celebração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Atualização: evento suspenso devido à chuva contínua. Uma nova data de realização será progradada e divulgada.
No domingo (20/10) equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estarão na Praça Doutor Augusto Silva em uma mobilização pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2024 celebra seus 20 anos de existência. A meta é compartilhar com a população informações e projetos científicos relacionados à temática que norteia o evento deste ano: Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. Grupos de nove cursos de Engenharia da UFLA e de mais oito unidades acadêmicas participam da ação.
Das 8h30 às 13h, quem passar pela praça poderá visitar os estandes e conversar com o pesquisadores. Estão previstas exposições de tecnologias de reciclagens de materiais plásticos, de conteúdos sobre poluição plástica nos oceanos, de carro elétrico de competição, de óculos de realidade aumentada para observação de técnicas construtivas inovadoras, de materiais de contrução civil sustentáveis, entre outras iniciativas. A SNCT em 2024 é celebrada de 14/10 a 20/10 e está em sua 21ª edição. Esse é considerado o prinicipal evento de divulgação científica do Brasil, liderado plo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e reúne atividades do Norte ao Sul do País. O tema desta edição reconhece e busca valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam, além de promover a discussão sobre o papel transformador das tecnologias sociais na construção de projetos inovadores que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação.
A mobilização na UFLA foi organizada pelo professor da Escola de Engenharia (EEng) Juliano Elvis de Oliveira, a partir de um projeto submetido a uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e aprovado em 2024. "Nossa proposta nasceu pelo desejo de compartilhar com a sociedade trabalhos relacionados a tecnologias para economia circular, que constitui uma abordagem social para a gestão de resíduos sólidos. A partir daí, alinhamos uma série de parcerias com escolas, Acamar e outros atores que precisam estar envolvidos nesses processos que, em última instância, têm impacto sobre os biomas do Brasil".
A iniciativa ganhou o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extesão, Esporte e Cultura (Proeec), que estimulou as demais unidades acadêmicas da UFLA a participar do movimento e discutir o tema de interesse nacional.
Revista Ciência em Prosa com distribuição gratuita durante o evento
Também com o objetivo de promover a ampliação do acesso público ao conhecimento científico gerado na UFLA, a equipe da Diretoria de Comunicação da Universidade estará com estandes no evento para distribuição gratuita das duas últimas edições da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa. A publicação, lançada em 2018, traz textos sobre projetos e informações de ciência em linguagem adequada ao público não especializado. Em 2022, a revista passou a ser impressa também em capa invertida, com uma parte do conteúdo destinado ao público infantil.
Pesquisadores que têm trabalhos noticiados nas edições a serem distribuídas vão participar do evento, pelo projeto Ciência na Praça, e estarão em interação com o público. São conteúdos sobre o projeto Cidade dos Insetos, da Escola de Ciências Agrárias da UFLA (Esal), estudos sobre a qualidade do sono, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e sobre a geração de resíduos da contrução civil, da EEng.
As iniciativas da SNCT e Ciência na Praça têm o fomento do CNPq e Fapemig, respectivamente.