II COMEDUC E I SPPGE

Evento da UFLA discute a importância e os desafios da formação e da atuação docente na educação básica

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 01 Outubro 2024 16:25 | Última Atualização: Terça, 01 Outubro 2024 16:37

Entre os dias 27 e 29/9, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou importantes debates sobre educação. Por meio do “II Encontro de debates com a Educação Básica” (II ComEduc) e do “I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA” (I SPPGE), profissionais, estudantes e pesquisadores da UFLA e de outras instituições dialogaram sobre a necessidade do fortalecimento da interlocução entre universidade e escola na formação de educadores.

Por meio da temática “Fortalecendo a construção de espaços comuns à universidade e escolas na formação de professores e profissionais da educação básica”, a iniciativa ainda serviu de palco para o compartilhamento de práticas docentes, contando com a presença de professores da educação básica, docentes do ensino superior e estudantes das licenciaturas e da pós-graduação.

De acordo com uma das organizadoras gerais do evento e coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Didática (Forpedi/UFLA), professora Francine de Paulo Martins Lima, “esses espaços fortalecem a articulação universidade e escola em benefício da educação básica de qualidade, ampliando, ainda, os espaços de diálogo e investigação acerca da prática docente, dos processos de ensino-aprendizagem e das ações realizadas no âmbito da gestão educacional, corroborando assim, com a defesa da constituição de uma espaço comum de debates entre universidade e escola acerca da formação de professores”.

professor António Nóvoa
Professor António Nóvoa

Para a palestra magna, realizada na sexta-feira (27/9) no Salão de Convenções da UFLA, o  evento contou com a presença do renomado pesquisador internacional da área da formação de professores, professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, em Portugal. “Vivemos em um tempo de grandes dúvidas e incertezas, pois ninguém sabe ao certo qual será o futuro da educação e da escola. Além disso, não vale a pena adivinhar qual será. O que vale a pena é nos juntarmos uns com os outros para compartilhar experiências e reflexões para irmos construindo os nossos próprios caminhos. É isso que está acontecendo no encontro de hoje”, pontuou o professor.

A abertura

Também realizada no dia 27/9, logo antes da palestra do professor Nóvoa, a abertura contou com a presença de Francine Lima; do também coordenador-geral do evento e coordenador do PPGE, professor Regilson Maciel Borges; da diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA), professora Helena Maria Ferreira; do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Adriano Teodoro Bruzi, e do reitor em exercício da UFLA, professor Jackson Antonio Barbosa.

Para Jackson, o encontro é uma importante iniciativa para a educação. “Obviamente, porque todos nós aqui somos educadores, mesmo que de diferentes áreas. Além disso, integrar a sociedade com a UFLA, como está sendo feito aqui hoje, é um verdadeiro exemplo do slogan da nossa Instituição: Ciência e Prática”, disse.

Já o pró-reitor Adriano Bruzi afirmou que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFLA) fica satisfeita de ver o PPGE realizando um evento desse porte. “Discutir as temáticas de educação é importantíssimo para todas as áreas. Por isso, ficamos extremamente felizes de ver a casa cheia, com mais de 200 pessoas que vieram até aqui para discutir sobre isso. Afinal, independentemente da área, todos nós precisamos”.

Na mesma direção, o professor Regilson destaca que “a iniciativa potencializa os debates e a publicização das pesquisas realizadas com os professores e profissionais da educação básica em favor da qualidade da educação e dos processos educadores desenvolvidos nas escolas”.

Mais sobre o evento

No sábado (28/9), houve a participação especial do professor Júlio Emílio Diniz, docente e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destaque nas discussões sobre políticas de formação de professores no Brasil. Durante sua realização, o evento contou, ainda, com a participação de pesquisadores da UFLA, que debateram sobre iniciativas de formação docente em diálogo com as redes de ensino de Lavras e região, bem como com a apresentação de pesquisas e experiências docentes realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFLA), do grupo de pesquisa Forpedi e das redes de ensino.

Além das palestras e debates, houve roda de conversa, oficinas, atividades culturais e lançamento de livros. Os interessados puderam participar como ouvintes ou com apresentação de trabalho. A iniciativa foi organizada pelo Forpedi e pelo PPGE/UFLA.

Clique na imagem abaixo e confira as fotos da abertura e da palestra magna: