PODCAST

No Dia da Pessoa Idosa, novo episódio traz debate sobre instituições popularmente conhecidas como “asilos” ou “casas de repouso”

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 01 Outubro 2024 12:29 | Última Atualização: Terça, 01 Outubro 2024 12:30

O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa é comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro. Nesta data, o novo episódio do podcast Ciência em Prosa 60+ trata de um assunto que causa dúvidas, é evitado na nossa sociedade e gera muita angústia às famílias: a institucionalização de pessoas com mais de 60 anos em entidades popularmente conhecidas como “asilos” ou “casas de repouso”.

O assunto foi sugerido pela dona Lionéia de Almeida Marques, de 64 anos, que vive há um ano e meio na Vila São Vicente de Paulo, em Lavras. D. Lionéia escolheu a vila por conta própria e compartilha um pouco da sua rotina. Participam dessa conversa a professora de direito Stefania Vaccaro, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UFLA, e o professor de Psicologia Renato de Souza, da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras da UFLA.

O podcast Ciência em Prosa 60+ é um programa mensal produzido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e nas redes sociais nas quais a UFLA está presente, além de serem veiculados pela Rádio Universitária 105.7 FM e em plataformas de vídeo, como Youtube.

Para participar do podcast, basta encaminhar para nós as dúvidas a que a ciência pode responder, e vamos buscar docentes da UFLA que possam participar da conversa. As dúvidas devem ser enviadas pelo whatsapp: (35) 9 9806-4531.

O programa também pode ser veiculado por rádios locais. Emissoras interessadas em reproduzir gratuitamente os episódios podem entrar em contato pelo whatsapp (35) 99806-4531, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ouça o episódio nos links abaixo: