Primavera dos Museus teve programação diversificada na UFLA

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 01 Outubro 2024 12:48 | Última Atualização: Terça, 01 Outubro 2024 15:07

Entre os dias 23 e 27/9, o Museu Bi Moreira e o Museu de História Natural promoveram várias atividades na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que integraram a 18ª edição do evento Primavera dos Museus.

A programação da UFLA incluiu momentos para a reflexão sobre o tema deste ano: "Museus, acessibilidade e inclusão”. Houve a exibição do filme "E seu nome é Jonas", que aborda a vida de um menino surdo em seu contexto familiar ouvinte, e do documentário “Janela da Alma”, que suscita questões sobre a deficiência visual. Também foi realizada a palestra “Mitos e Verdades sobre Libras", ministrada pela professora Érica Alves Barbosa, do Departamento de Educação da UFLA.

Visitas guiadas

visita guiada2Ao longo de toda a semana, ocorreram visitas guiadas pelo Campus Histórico da UFLA e pelo Museu de História Natural, que reúne coleções de Mineralogia e Zoologia. A ação educativa teve como público estudantes de escolas do Ensino Fundamental do município e foi uma oportunidade para conhecer a arquitetura dos prédios históricos e o acervo do museu.

Turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental também participaram da exposição “Preservar o campus histórico da UFLA: uma jornada de valorização cultural”, que ocorreu em uma das salas do Museu Bi Moreira e no gramado da Casa das Pedras. Os estudantes demonstraram bastante curiosidade com o espaço do Museu Bi Moreira, relataram memórias de familiares que já haviam visitado o Museu e também observaram e colocaram suas impressões e dúvidas sobre os demais prédios do conjunto arquitetônico.

Para muitas crianças, essa foi uma experiência inédita. A estudante Ana Alice Bertolucci, do 5° ano da Escola Municipal Paulo Menicucci, resume bem o sentimento de vários entrevistados. “Eu nunca tinha ido a um museu na minha vida. Eu amei o espaço dos animais, dos cristais. Muitas outras coisas no museu também achei interessante”.

A servidora da UFLA e participante da equipe organizadora do evento Izabella Oliveira ressalta que “esse trabalho educativo é feito o ano todo. Nós procuramos as escolas e elas agendam visitas quase diariamente no Museu de História Natural. Agora, estamos também com a proposta de ter sempre uma exposição também no Museu Bi Moreira, embora ele ainda não possa ser aberto integralmente à visitação”, esclarece.

Sarau da Primavera

sarau primaveraA programação também contemplou outras atividades, como exposições, mostras cinematográficas sobre outras temáticas e o Sarau da Primavera, evento de encerramento que proporcionou lazer e reflexão ao público. “A intenção com o sarau foi promover um momento de encontro prezando pela formação cultural, uma dimensão por vezes relegada, mas de suma importância para a formação humana plena”, explicou o servidor da UFLA José Melo, da equipe organizadora do evento.

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental da UFLA apresentaram, no sarau, um estudo de músicas populares brasileiras orientado pelos professores Antonio Fernandes Nascimento Júnior e Laise Vieira Gonçalves Ribeiro.  O repertório foi reproduzido e discutido com os participantes.

A mestranda Lívian de Pádua analisou a música “Cerrado”, do artista plástico e compositor regional Caíque Borges. “A música aborda questões sociais, culturais, políticas, éticas, cientificas e ambientais”, pontuou, em sua apresentação, destacando elementos da composição que remetem a essas questões. Esta foi a primeira vez de Lívian no evento Primavera dos Museus. Além do sarau, ela participou da Mostra de filmes "Educar com Ciências".

Também presente no sarau, o servidor da UFLA Ricardo Teixeira assistiu, durante a semana, ao filme de ficção científica “Solaris” e ao longa-metragem “Como era gostoso meu francês”. “Acho super importante essa valorização dos museus. Quando a gente sai da nossa cidade, ou do nosso país, o que a gente faz? Vai visitar museus. Já dentro da nossa própria cidade, às vezes parece que é preciso incentivos como esse”, afirmou.

Confira mais fotos da visita das escolas e do Sarau da Primavera (clique na foto para abrir a galeria):

visita museus                                             sarau primaver

Fotos : Lucas Teixeira (visita das escolas) e Gláucia Mendes (Sarau da Primavera)