Ir direto para menu de acessibilidade.
Capacitação

Dcom ministra curso “Gestão de mídias sociais e relação com a audiência”

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 11 Outubro 2023 16:11 | Última Atualização: Quarta, 18 Outubro 2023 15:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 2 a 5/10, o Setor de Capacitação e Avaliação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Secav/Progepe/UFLA) ofertou o curso Gestão de Mídias Sociais e Relação com a Audiência, ministrado pelos profissionais da Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA). O objetivo foi capacitar os gestores de mídias sociais institucionais acerca das responsabilidades da atribuição, das regulamentações vigentes e do monitoramento dos perfis, assim como informar as diretrizes quanto à produção e circulação de conteúdos e relacionamento com a audiência.

O curso foi dirigido aos gestores de mídias sociais institucionais da UFLA e seus colaboradores; assim como a interessados na gestão de mídias sociais de programas, projetos e iniciativas ligadas à Instituição. Cerca de 40 pessoas participaram da capacitação. 

O curso foi dividido em quatro módulos, sendo abordados temas desde a legislação que trata do uso responsável das redes sociais à relação com outros canais de comunicação e públicos, incluindo a imprensa. 

Módulo I: Guia de Mídias Sociais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Samara Avelar

Módulo II: Noções básicas de produção em redes sociais - Heider Alvarenga de Jesus

Módulo III: Relacionamento com a audiência - Cibele Aguiar

Módulo IV: Gestão de crises e relação com a imprensa - Ana Eliza Alvim e Camila Caetano

Orientação e responsabilidade nas redes

Em março de 2023, foi publicado o Guia de Mídias Sociais da UFLA, instrumento desenvolvido para nortear a comunicação realizada pelas equipes de trabalho da Instituição no âmbito das mídias sociais digitais. O documento complementa a Resolução Normativa CUNI no 063, de 23 de novembro de 2022, que dispõe sobre o uso seguro de mídias sociais institucionais. 

Além da publicação do Guia de Mídias Sociais, foi realizada uma avaliação de todos os perfis institucionais existentes, resultando em uma lista de 21 perfis em mídias/redes sociais institucionais que serão mantidos, além das mídias/redes sob gestão direta da Diretoria de Comunicação. Essa lista está publicada no Portal UFLA. 

 As mídias sociais emergiram como potenciais canais de comunicação devido à sua flexibilidade, rapidez e alcance, assim como a possibilidade de compartilhar conteúdos em diferentes formatos. A presença das instituições do setor público nesses espaços virtuais de convívio social contribui para o cumprimento do princípio da publicidade das informações de interesse coletivo. São plataformas de acesso simples e com grande adesão da população, que permitem o compartilhamento de conteúdos e a interação entre os usuários.

Clique para conhecer mais sobre os guias lançados pela Dcom

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção