Ir direto para menu de acessibilidade.
EDUCOMUNICAÇÃO E CIÊNCIA

EduCom Ciência: Projeto da UFLA inicia segunda fase em parceria com a Escola Estadual Firmino Costa de Lavras (MG)

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 14 Setembro 2023 15:55 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 13:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto “EduCom Ciência”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que tem como objetivo promover a comunicação pública da ciência entre os jovens do ensino básico, acaba de ganhar uma nova escola parceira. Nesta segunda edição do projeto, a Escola Estadual Firmino Costa, localizada no município de Lavras (MG), será a mais nova participante. Com sua inserção, o projeto da UFLA amplia seu alcance e contribui para a formação de jovens comunicadores e divulgadores científicos.

Durante as oficinas do projeto, os estudantes participantes  são estimulados a levantar dúvidas em suas comunidades, apurar informações científicas e entrevistar pesquisadores. Além disso, conteúdos como criação de roteiro, escrita jornalística, gravação e edição de vídeo fazem parte do planejamento das atividades. O projeto conta com o acompanhamento de mediadoras, jornalistas da UFLA, que utilizam metodologias ativas e o círculo de cultura para realizar o planejamento das ações. 

A previsão é de realização de oficinas semanais, entre 13/9 e 29/11, na escola. “O início dos trabalhos com uma nova turma é de grande expectativa. Tivemos resultados incríveis com os jovens envolvidos no projeto no primeiro semestre de 2023, o que nos motiva a acreditar que a metodologia merece ser aperfeiçoada e consolidada como um recurso importante nos processos de comunicação pública da ciência”, avalia a coordenadora do projeto na UFLA, Ana Eliza Alvim.

A professora de Química e coordenadora do novo ensino médio na Escola Estadual Firmino Costa, Juliana Santiago, comenta: “acredito muito no nosso papel enquanto educadores, de apresentar oportunidades para os nossos alunos. Quando conheci o projeto EduCom Ciência, logo veio o desejo de trazê-lo para a escola. E agora, contemplados com o projeto, os alunos terão a oportunidade de se desenvolverem criticamente para o uso dos meios digitais, além do contato com profissionais e espaços da universidade. Por meio das mídias digitais e suas ferramentas, terão a possibilidade de criar conteúdos criativos e inovadores para a divulgação da ciência. Percebo que a participação no processo de criação e o reconhecimento da originalidade das produções colaboram diretamente para o bem-estar e autoestima dos estudantes, incentivando o engajamento dos mesmos em outros projetos e atividades da escola.”

A iniciativa é da Diretoria de Comunicação da Universidade, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e integra o projeto institucional "Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência". O projeto visa estimular a curiosidade e o interesse dos jovens pela ciência e pelo ensino superior, além de promover a comunicação pública da ciência de forma acessível e compreensível para a população em geral. Também contribui para que compreendam os modos de produção da Comunicação com uma leitura crítica da mídia, ao mesmo tempo em que sua participação direta nos vídeos atrairá outros públicos (de suas comunidades) para o conteúdo de ciência divulgado pela UFLA.

O projeto ocorre de forma transdisciplinar, pois além da equipe da Comunicação, há a participação do professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA), José Roberto Pereira, e do professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), Paulo Ricardo da Silva. 

Turma piloto

A turma piloto, do primeiro semestre de 2023, foi do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet/Lavras), que, este ano, completou 30 anos de fundação em Lavras. Ao todo, foram dez estudantes, com idade entre 13 e 17 anos. Os encontros ocorreram, semanalmente, no câmpus da UFLA. Foram produzidos três vídeos com temas variados, que já se encontram disponíveis nas plataformas da UFLA.  

Valéria Aparecida Resende da Rocha, facilitadora do Cedet que acompanhou o grupo, avaliou positivamente a experiência.. “Percebo o crescimento individual e coletivo dos estudantes, e a importância do projeto para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, comunicativas, sociais e tecnológicas dos alunos. A princípio, eles chegaram com um objetivo não definido, certa timidez diante do que lhes esperavam, o que foi se alterando com o desenrolar das oficinas e conteúdos que lhes foram apresentados. Foi gratificante perceber a evolução, desde a insegurança ao brilho nos olhos, quando as coisas estavam tomando forma. O contato com a comunidade acadêmica, a diversidade, a exploração de temas diversos foram experiências que certamente eles levarão para a vida.”

A estudante Karolaine Aparecida Silva de Souza, jovem comunicadora participante da 1ª edição do projeto, confirma a relevância da experiência.

“O projeto foi muito significativo pra mim. Ajudou em várias coisas, como melhorar a comunicação, ampliar a visão crítica, diminuir a minha timidez, além de trabalhar com a escrita”, diz. 

Confira os temas abordados pela primeira turma do projeto: 

O tema “Euphoria” está em evidência. O assunto tem provocado diversas reflexões nas redes e nas rodas de conversa. Será que o interesse por euforia pode levar os jovens ao uso abusivo de drogas? Quem respondeu a essa pergunta foi o psicólogo Ricardo Correia Pacheco.

Quem ainda não ouviu falar sobre o ChatGPT? Será que realmente podemos confiar nas respostas que ele fornece? Essa pergunta foi respondida pelo professor Denilson Alves Pereira, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras (Icet/UFLA).

E para finalizar a primeira edição do projeto "EduCom Ciência", os participantes do projeto apresentaram sua produção audiovisual que trata de uma preocupação constante da população: o lixo. Como o lixo influencia na propagação da dengue? A chuva em lugares com acúmulo de lixo poderia afetar a saúde da população? O que sabemos, com certeza, a respeito da dengue? O conteúdo foi produzido por eles com o auxílio da professora Camila Silva Franco, da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EEng/UFLA). 

Confira as fotos do primeiro encontro com os estudantes da Escola Estadual Firmino Costa de Lavras:

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção