Projeto Cotton Victoria entrega equipamentos agrícolas na Tanzânia
Como parte das estratégias de estímulo à produção de algodão na África, representantes do projeto Cotton Victoria realizaram, nos dias 12 e 13/6, a entrega de diversos equipamentos agrícolas na Tanzânia. O Cotton Victoria é um projeto de extensão internacional desenvolvido pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e os governos de Tanzânia, Quênia e Burundi.
A solenidade oficial de entrega contou com a participação do embaixador do Brasil na Tanzânia, Gustavo Martins Nogueira, e do embaixador da Tanzânia no Brasil, Adelardus Lubango Kilangi. Também estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura da Tanzânia e membros do projeto Cotton Victoria, incluindo a equipe técnica de docentes da UFLA.
O embaixador brasileiro explicou que o País não é um doador tradicional, mas usa sua capacidade para compartilhar ou transferir conhecimento por meio da cooperação sul-sul. Para ele, ferramentas e tecnologias simples e acessíveis podem transformar positivamente a agricultura e contribuir para a subsistência de pequenos agricultores.
O maquinário inclui tratores, microtratores, plantadeiras, pulverizadores, aparelhos de laboratório, câmara fria, entre outros. A especificação dos equipamentos foi realizada pela equipe técnica de docentes da UFLA e a aquisição, pela agência brasileira.
Capacitação
Durante a estadia na Tanzânia, os docentes da UFLA também ministram um curso de produção de algodão aos produtores do país africano.
A capacitação agora está sendo ministrada no Quênia e, de 26 a 30 de junho, também será oferecida aos produtores do Burundi.
No segundo semestre, os docentes da UFLA retornam aos três países africanos para ministrar um novo curso, sobre nutrição de algodão.