Estudantes da UFLA respondem dúvidas sobre a Covid-19 e outros assuntos de saúde pública por meio de podcasts
Participantes do Núcleo de Estudo de Epidemiologia Molecular (NEEM) do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (DMV/UFLA) criaram o canal “Pergunte aos Universitários” para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e outros assuntos relacionados à saúde pública, por meio de podcasts (arquivo digital de áudio transmitido em algum canal da internet). O Núcleo é coordenado pela professora Elaine Maria Seles Dorneles e tem como presidente o estudante Pedro Felipe Rodrigues e Oliveira.
Os responsáveis por responder as perguntas são os integrantes do NEEM, além de especialistas convidados. “Quando pensamos em criar o podcast a intenção inicial era abordar assuntos gerais da nossa área, mas no meio desse processo ocorreu a pandemia pela Covid-19, então decidimos iniciar por esse assunto, mas em breve faremos outras abordagens”, explica Tuane Ferreira Melo, doutoranda em Ciências Veterinárias.
A proposta de realizar o “Pergunte aos Universitários” veio durante as reuniões do Núcleo, ao perceberem a necessidade de levar o conhecimento estudado por eles, de forma simples, para a toda a população. “É uma oportunidade única de conhecimento, pois para produzir o conteúdo, temos que estudar a fundo o assunto para depois sintetizá-lo de forma didática. Assim que produzimos o primeiro podcast, apresentei para a minha família e os amigos próximos. Eles entenderam a importância do tema abordado e viram a importância da ciência para a sociedade”, completa a estudante Tuane.
Os podcasts estão disponíveis nos canais Spotify, Anchorage e Soubdcloud, YouTube e Instagram. Em breve o conteúdo será disponibilizado em um site que está em construção. A comunidade pode enviar as suas perguntas pelo canal Instagram e pelo e-mail do Laboratório de Epidemiologia Molecular (LEM):
Instagram: @labepidemiologiamolecular
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto: Greicielle dos Santos - bolsista DCOM