Desafio do Empreendedorismo foi promovido na UFLA pela Fapemig em parceria com a Inbatec
Na terça-feira (16/4), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) promoveu o Workshop Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela), um programa piloto que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo entre as bolsistas do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da Fapemig. O evento foi realizado na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA).
A representante da Fapemig presente no evento, Yale de Paula Soares, explica que o intuito da iniciativa é aproximar as mulheres do universo do empreendedorismo e da inovação, além de aumentar a representatividade das mulheres na ciência e no empreendedorismo tecnológico. "Alguns dados mostram a baixa presença de mulheres no empreendedorismo tecnológico; somos menos de um terço como fundadoras de startups e, no mundo inteiro, nós temos menos de 30% de mulheres na carreira acadêmica. Embora o Brasil seja líder de artigos científicos escritos por mulheres, ainda temos uma presença muito baixa dessas mulheres como chefes de departamentos e como líderes de grupos de pesquisa”.
As participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer a história da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA Thayana Mattar, que desenvolveu um produto a partir de suas pesquisas realizadas na Universidade. "As pesquisas me levaram e me motivaram para esse empreendimento. Eu comecei a me interessar por desenvolvimento de novos produtos e análise sensorial por estar na Universidade; então tive vontade de ter meu próprio negócio. Investi meus esforços no “Ateliê do Bem”, uma marca ligada à produção de comida saudável e funcional. Poder desenvolver um produto através das minhas pesquisas é muito gratificante, é uma forma de levarmos nossos conhecimentos daqui para a sociedade.” Thayana conta que passou por vários desafios do empreendedorismo desde a criação da sua logomarca até o produto final, mas destacou que a persistência é fundamental. “Ter um empreendimento não é fácil, mas vale a pena”.
Em um segundo momento do workshop, as participantes tiveram uma dinâmica de interação e descontração na palestra realizada pela publicitária Elis Anne Coutinho, que falou sobre pithces e técnicas de apresentação de impacto, com recursos rápidos e assertivos para exposição de ideias ou modelos de negócios, além de ter abordado estratégias de oratória e design. “Eu fiz o caminho inverso - tinha a experiência do empreendedorismo e senti a necessidade de ingressar na academia, para ter um maior embasamento teórico”, analisa.
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFLA Jéssica Petrini avaliou o workshop como excelente: “participar do Dela foi ótimo; eu adorei todas as palestras, porque elas estimulam nossas pretensões empreendedoras e a visão de futuro, encorajando-nos a ir além da pesquisa, partindo para a atuação no mercado”.
Além de Lavras, o Dela inclui atividades em Viçosa, Montes Claros, Juiz de Fora e Uberlândia. Serão duas fases: a primeira com os workshops de sensibilização, como o que ocorreu nesse dia 16/4, e a segunda fase com um edital de chamamento público, onde serão selecionados 60 projetos (dez de cada cidade participante). Os projetos selecionados irão passar por um formação empreendedora de sete semanas, visando integrar as mulheres bolsistas ao universo de empreendedorismo e inovação, de forma que esteja preparadas para modelarem um futuro negócio.
Durante o evento realizado na Inbatec estiveram também presentes a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) Gláucia Vale e a coordenadora do Sistema Mineiro de Inovação (Simi)/unidade Fapemig Caroline Gonçalves Valeriano, que também atua no Dela/Fapemig.
Texto:Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig