UFLA realiza mobilização junto à comunidade acadêmica
Outubro é o mês em que se reforça o cuidado com a saúde da mulher. Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou uma mobilização nesta quarta-feira (24/10) no Centro de Convivência durante o período de maior fluxo no local, das 11h às 14h.
Quem passou pelas tendas recebeu orientações sobre prevenção e como identificar sintomas do câncer de mama e do câncer do colo de útero. Um jogo de dados sobre mitos e verdades também foi utilizado para promover o diálogo e facilitar a divulgação das informações. A ação foi promovida pelo Minuto da Saúde e pela Coordenadoria de Saúde da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), com apoio da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher e da Criança (Lasamc/UFLA) e do Núcleo de Estudos em Oncologia (Neon).
Iluminação especial
O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Abraçando a causa, desde 2017 a UFLA tem iluminado o letreiro da rotatória de acesso principal do câmpus de forma especial durante o mês de outubro, com a cor rosa, para reforçar a importância do cuidado com a saúde da mulher e colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo.
Exames preventivos são realizados gratuitamente
Até o final do mês de outubro, a Coordenadoria de Saúde da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e o Laboratório Santa Cecília estarão oferecendo exames preventivos de saúde gratuitamente a todas as mulheres da comunidade acadêmica – estudantes, servidoras e terceirizadas –, incluindo avaliação clínica das mamas e coleta de exames citopatológicos com diagnóstico (papanicolau), além de orientações sobre o autoexame.
Os procedimentos são realizados por servidoras da equipe de Enfermagem da UFLA e os agendamentos podem ser realizados na Coordenadoria de Saúde ou pelo telefone (35)3829 1110.
Saiba mais sobre saúde da mulher