Visita Técnica em Cervejaria fez parte da programação do Congresso Nacional do Milho e Sorgo
Saindo um pouco da rotina dos congressos tradicionais realizados em ambientes universitários, com uma programação repleta de palestras, workshops, mesas redondas, entre outras atividades, uma visita técnica a uma cervejaria foi proposta pelo 32º Congresso Nacional do Milho e Sorgo, realizado na última semana na UFLA.
Na tarde da última quinta-feira (13/9), os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer a Cervejaria do Funil, sediada em Lavras. A principal motivação foi conhecer o processo de produção da “Cerveja de Milho”, preparada especialmente para o evento.
O mestre cervejeiro Fábio Bax Júnior, que é gerente de aplicações técnicas para a área de cervejaria e bebidas na Ingredion, palestrou a respeito do histórico do uso do milho na produção de cerveja, além de mostrar dados estatísticos do atual cenário do mercado cervejeiro. De acordo com Fábio, hoje o uso do milho para a fabricação de cerveja passa por um cenário de má percepção pelo consumidor, o que gera um entendimento errôneo da qualidade da cerveja. E, em conjunto com o proprietário da Cervejaria do Funil, Lamartini Silva Martins, desenvolveu uma cerveja em que o ingrediente principal foi o milho. "A satisfação do resultado da bebida foi alcançado, já que toda cerveja produzida para o evento foi consumida, além dos comentários positivos acerca da qualidade da bebida", conclui.
Segundo um dos organizadores do evento, André Alvarenga Oliveira, engenheiro agrônomo formado na UFLA, o objetivo da visita foi alcançado, já que foi possível desmistificar a ideia de que a cerveja de milho é inferior, fato reconhecido pelos participantes. Foi o caso da estudante de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Jataí, Maria Júlia. A futura agrônoma relatou que foi uma excelente experiência, já que conheceu tanto na teoria quanto na prática sobre a produção da bebida. Sobre a cerveja de milho, ela conclui: "no começo eu estava um pouco com preconceito, achei que ia ter um sabor forte, mas foi bem agradável. Eu adorei!".
Confira as fotos da visita: