Circuito UFLA de Esportes encerra as comemorações dos 110 anos da universidade
O fim de semana foi marcado pelo esporte na UFLA. O câmpus universitário recebeu atletas profissionais e amadores de Lavras e da região que participaram do Circuito UFLA de Esportes, nas modalidades: Corrida e Mountain Bike.
No sábado (15/9), o Centro de Convivências foi o ponto de partida e chegada de 50 atletas que participaram da modalidade corrida, em um percurso de 10 km dentro do câmpus. O circuito foi marcado por retas e subidas inclinadas, asfalto e terra. Participaram 16 mulheres e 34 homens, com idade acima de 19 anos.
Os ganhadores foram unânimes em avaliar a dificuldade de correr nos trechos de terra e subidas. Na ocasião, o primeiro colocado da disputa masculina, Alan Luiz Ferreira, de 35 anos, parabenizou o evento. "Corro há três anos e um dos locais de treino é a UFLA. A corrida foi pesada e excelente, muito bem organizada", comemorou. Quem ocupou o primeiro lugar no pódio feminino foi Isabela Silvestrini, de 28 anos, maratonista há oito anos. "O percurso foi muito puxado. Não o conhecia e exigiu muito esforço. É um treino a mais para outras corridas", disse.
Famílias, estudantes e esportistas acompanharam a largada e a chegada dos corredores. A auxiliar de farmácia, Vanessa Camilas Tomás, de 34 anos, levou as três filhas para acompanhar o evento. "Vim parabenizar meus amigos que estão aqui. Faltam corridas como essas em Lavras. A UFLA está no caminho certo", frisou. A amiga, comerciante Samantha Vilas, de 34 anos, também escolheu a corrida para se divertir em familia. "Viemos passear e conhecer o percurso que o meu marido fará amanhá no circuito de mountain bike".
No domingo (16/9), foi a vez das Mountain Bikes invadirem o Centro de Convivência, o evento fez parte do calendário da Federação Mineira de Ciclismo e contou pontos para a mesma. Por isso, muita concentração e força de vontade marcaram toda a prova.
Com apoio da universidade, esta foi a primeira vez que ocorreu o Circuito UFLA de Esportes, os organizadores saíram satisfeitos: “era isso que queríamos: ver as famílias em interação com os atletas, por isso já inovamos em fazer toda estrutura de partida e largada aqui no Centro de Convivência, ” disse Job Lamoglia (Alcel), um dos organizadores do evento. Segundo ele, a expectativa é fazer um circuito ainda maior nas comemorações dos 111 anos da UFLA em 2019. Cerca de 60 ciclistas participaram da etapa de Mountain Bike em diversas categorias. Aproveitando algumas vias novas da universidade, o percurso englobou: trilhas, estradas e asfalto.
A disputa também envolveu as crianças, a corrida dos pequenos foi um charme a parte: “queremos incentivar as crianças no esporte, para que elas abracem a cultura do espírito esportivo. Hoje temos atletas em grande potencial e esse potencial está nas crianças e nós temos que incentivá-las, ” afirma Job. O lavrense Alexandre de Paula Ferreira campeão da categoria Super Pró Masculino, participa há 6 anos de provas como esta e avaliou a competição “o percurso foi bem feito, de acordo com o que o mountain bike pede: com subidas duras, trilhas e foi bem sinalizado, a estrutura foi muito boa com ponto de apoio a corrida foi bem bacana, fiquei muito feliz de ter ganhado. ”
O Circuito UFLA de Esportes encerrou as comemorações pelos 110 anos da universidade que contou com uma programação diversificada envolvendo apresentações culturais como o corredor cultural, comVivência cultural, encontro de automobilismo de Lavras, cerimônia de certificação dos estudantes estrangeiros no curso de algodão, corrida integração - Gammon/UFLA, encontro anual dos ex-alunos, jubileu de ouro e prata, encontro anual de docentes e técnicos-administrativos aposentados da UFLA e 32º congresso brasileiro de milho e sorgo.
Confira abaixo o resultado da premiação da modalidade CORRIDA:
Masculino
1º lugar: Alan Luiz Ferreira – tempo: 38min 38s;
2º lugar: William Danião – tempo: 42min 00s;
3º lugar: Sérgio Vinícius Reis – tempo: 44 min 10s;
Feminino
1º lugar: Isabela Silvestrini – tempo: 54 min 17s;
2º lugar: Myrna Silva Silvério – tempo: 55min 40s;
3º lugar: Prícia Jardim Araújo – tempo: 56min 47s.
Modalidade Mountain Bike XCO
Categoria
Infanto Juvenil
1º Lugar - Felipe Resende Pires
Júnior
1º Lugar - Lucas Ebenézer Benedito
Juvenil
1º Lugar – Henrico Carvalho Custódio
Máster A1
1º Lugar - Elber José Rezendo Sousa
Máster A2
1º Lugar - Peterson Lutiane
Máster B1
1º Lugar - Joaquim A. Lico Almeida
Máster C
1º Lugar - Roberto Ferreira
Peso Pesado
1º Lugar - Patrick Ian Alves Batista
Sport A
1º Lugar - Patrick Eduardo
Sport B
1º Lugar - Leandro Silva Lima
SUB-30
1º Lugar - Thales Modesto Oliveira
Super Pró Feminino
1º Lugar - Bianca Aparecida de Souza
Super Pró Masculino
1º Lugar - Alexandre Ferreira
Reportagem: - Pollyanna Dias e Karina Mascarenhas, jornalistas - bolsistas Dcom/Fapemig
Fotos: Corrida Pollyanna Dias e Marcus Ribeiro / Moutain Bike: Karina Mascarenhas e João Bosco Rocha