Sarau marca a conclusão do Grupo 5 no Nedi-UFLA
Na sexta-feira (5/12), foi realizada a Cerimônia de Encerramento do Grupo 5 do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi-UFLA). O Grupo 5 reúne as crianças de 5 anos, última faixa etária atendida pelo Nedi, que oferta turmas de 3 a 5 anos. O evento contou com a presença de autoridades da UFLA, da equipe do núcleo e de familiares, que prestigiaram a conclusão dessa etapa na vida das crianças.
Letícia Silva Ferreira, diretora do Nedi, destaca que, embora o coração esteja apertado por ver as crianças concluindo a etapa que passaram no Núcleo, ela segue cheia de boas expectativas. “Sabemos que preparamos bem as crianças para estarem em outras instituições. E já fizemos o processo seletivo para as 32 vagas do grupo 5 que conclui hoje essa jornada”.
O evento contou com apresentações de música das turmas dos grupos 3, 4 e 5, com a regência do maestro Daniel Paes, responsável pelo projeto Musiquês no Nedi. Eles apresentaram músicas do cancioneiro popular como "Brilha, brilha estrelinha", "Borboletinha", "A barata" e "Alecrim dourado". E, algumas menos conhecidas, como "Pinga chuva" e "O foguete". Além do repertório infantil, o Grupo 5 também apresentou a canção "É preciso saber viver" dos Titãs.
Isabela Martins, mãe de Gabriela Martins Silva, umas das concluintes do grupo 5, fala sobre a gratidão pelos anos em que sua filha esteve no Nedi, que é parte do Núcleo desde os 3 anos. “”Foi muito bom a Gabriela ter estudado no Nedi, ela se desenvolveu muito. Eu queria agradecer a toda a equipe, as professoras, as diretoras, todo mundo. E à UFLA também. Muito obrigada pela oportunidade da minha filha ter estudado no Nedi.”.
Para Elisangela Brum Cardoso Chavier, vice-diretora do Nedi, essa cerimônia da conclusão da educação infantil é muito importante porque é o encerramento de uma etapa. “Essas crianças entraram no Nedi no grupo 3, nós conhecemos as famílias, as famílias se conhecem. E elas entram aqui com expectativas e algumas habilidades, e saem com tantas outras. Para nós é muito importante saber que fizemos parte desse processo.”.
A diretoria do Nedi informou que o Ministério da Educação destinou para a instituição dez vagas para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e que, em 2026, será realizado um concurso público para compor o novo quadro de professores da instituição. Destacou também que, ao longo de 2026, o núcleo se organizará para ampliar o atendimento em 2027, passando a oferecer turmas nos turnos da manhã e da tarde. Reafirmou, ainda, o compromisso ético, político e pedagógico com as crianças e suas famílias, mantendo o Nedi como espaço prioritário de formação inicial docente, acolhendo estudantes da Pedagogia e demais Licenciaturas.
Confira as fotos


