UFLA é selecionada para integrar programa do Ministério da Saúde (Afirma-SUS) e inicia seleção de bolsistas
A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAPE), foi contemplada no Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde – Afirma-SUS, iniciativa do Ministério da Saúde voltada ao fortalecimento de políticas de permanência e à promoção da equidade no ensino superior. Com a aprovação da proposta institucional, a UFLA ofertará 10 bolsas estudantis, com vigência de até 24 meses, além de uma bolsa para docente tutor.
Sobre o Programa Afirma-SUS
Criado pelo Ministério da Saúde, o Afirma-SUS é um programa nacional complementar às políticas de permanência estudantil. Voltado prioritariamente a estudantes que ingressaram por ações afirmativas em cursos da área da saúde, o programa impulsiona ações que articulam ensino, pesquisa, extensão e cultura. As atividades são desenvolvidas em integração com serviços de saúde e com os territórios, fortalecendo práticas interprofissionais e interculturais.
A proposta da UFLA intitulada “Afirmar para construir saúde com equidade: caminhos para uma formação inclusiva e democrática” foi selecionada no edital nacional e entra agora na fase de formação do grupo institucional de aprendizagem AfirmaSUS. Cada grupo pode ter até 15 estudantes, sendo 10 bolsistas e 5 não bolsistas.
Entre os resultados esperados pelo Ministério da Saúde, estão a qualificação do cuidado em saúde no SUS, a promoção da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero nas universidades, o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade e a redução da evasão estudantil.
Para o pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, Rossano Botelho, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a promoção da equidade e com a ampliação de oportunidades para estudantes de grupos historicamente vulnerabilizados.
Editais de seleção
A Prape publicou nesta segunda-feira (24/11) o edital para a seleção de docente tutor(a) e cotutor (sem bolsa), dando início à composição do grupo da UFLA no Afirma-SUS. As inscrições deverão ser realizadas no período de 24 a 26 de novembro de 2025, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no Edital - Confira neste link
Os estudantes de graduação presencial interessados no Programa devem ficar atentos à publicação do Edital para seleção de bolsistas e não bolsistas. Estão previstas 10 bolsas, sendo sete obrigatoriamente para estudantes da área da saúde (Medicina, Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária - conforme orientação do SUS) e três para estudantes de outros cursos, independentemente da área. Um dos critérios para a participação é ter ingressado na UFLA por meio de ações afirmativas.
Os editais estabelecem critérios de participação, prazos e orientações para inscrição, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.


