UFLA mantém 33 cursos estrelados no Guia da Faculdade 2025 e amplia número de graduações com nota máxima
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) manteve, na edição 2025 do Guia da Faculdade, o desempenho de destaque entre as instituições de ensino superior do País, com 33 cursos estrelados. A avaliação é realizada pela Quero Educação, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e utiliza o modelo de avaliação por pares, com a participação de milhares de docentes do ensino superior em todo o Brasil
Entre os cursos avaliados da UFLA em 2025, 18 receberam 5 estrelas, 12 obtiveram 4 estrelas e 3 cursos ficaram com 3 estrelas. Com isso, mais da metade das graduações avaliadas (cerca de 55%) alcançou nota máxima, ampliando o número de cursos 5 estrelas em relação a 2024, quando 15 obtiveram essa classificação. Os demais cursos estrelados concentram-se majoritariamente na faixa de 4 estrelas, indicando consistência na qualidade da oferta de graduação.
Figuram entre os cursos com 5 estrelas áreas consolidadas da UFLA, como Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Filosofia, Letras (Português, Inglês e Literaturas), Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Pedagogia EaD, Química (Bacharelado), Sistemas de Informação e Zootecnia.
A presença de graduações de diferentes campos do conhecimento reforça a abrangência acadêmica e o equilíbrio entre as áreas de ciências agrárias, exatas, humanas e tecnológicas na formação oferecida pela Universidade.
O Guia da Faculdade considera três dimensões centrais na atribuição das notas: corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura. Em 2025, o resultado final de cada curso é calculado a partir da média das avaliações de 2023, 2024 e 2025, com maior peso para o desempenho mais recente
A metodologia se baseia na percepção de avaliadores independentes, a partir de informações fornecidas pelas instituições e coordenadores de curso.
Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, os resultados evidenciam continuidade no trabalho de qualificação da graduação. “O aumento no número de cursos com nota máxima e a manutenção de um conjunto expressivo de cursos bem-avaliados refletem o compromisso institucional com a qualidade acadêmica. São indicadores que resultam do esforço conjunto de docentes, técnicos e estudantes, alinhado ao nosso projeto de formação responsável e socialmente referenciada.”
O diretor de Avaliação, Desenvolvimento e Regulação do Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Dade/Prograd), Cleiton Lourenço de Oliveira, ressalta que os dados do Guia devem ser analisados em conjunto com outras fontes de informação. “O desempenho da UFLA dialoga com resultados obtidos em avaliações do Ministério da Educação e em rankings nacionais e internacionais. Embora cada metodologia tenha limites e particularidades, o conjunto desses indicadores aponta para a solidez dos nossos cursos e para a busca permanente de melhorias”, observa.


