Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
GradPG

Estudantes de graduação da UFLA passam a contar com programa que promove ingresso antecipado na pós-graduação

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 27 Agosto 2025 13:27 | Última Atualização: Quarta, 27 Agosto 2025 13:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para muitos graduandos, a meta é concluir o curso e investir, em seguida, na pós-graduação stricto sensu. Agora, os estudantes terão um apoio a mais para alcançar esse objetivo. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) acaba de oficializar o Programa Institucional de Graduação Integrada à Pós-Graduação Stricto sensu - o GradPG. A iniciativa permitirá que estudantes de graduação ingressem, de forma antecipada e estruturada, em programas de pós-graduação da Instituição. A UFLA é uma das instituições pioneiras nessa implementação, após a publicação da Portaria emitida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que prevê essa possibilidade. 

Um dos objetivos do Programa é integrar, de maneira mais eficaz, os níveis de ensino, promovendo uma transição qualificada para a pesquisa acadêmica. Poderão participar do GradPG/UFLA estudantes da UFLA que tenham Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) mínimo de 75, que já tenham cumprido ao menos 75% da carga horária do curso de graduação, e que tenham atuado em projetos de iniciação científica ou tecnológica por pelo menos 12 meses (para o mestrado) ou 24 meses (para o doutorado).  Os interessados também deverão passar por processo seletivo interno e apresentar um plano de trabalho com duração máxima de três períodos letivos.

Durante esse tempo de integração, o estudante, ainda cursando graduação, será vinculado como aluno especial da pós-graduação, com direito à matrícula nas disciplinas previstas em seu plano de trabalho. Após a conclusão da graduação e o cumprimento das exigências do programa, o discente poderá ser matriculado como estudante regular do mestrado ou doutorado, com aproveitamento dos créditos já cursados.

Cada Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (PPGSS) da UFLA terá autonomia para definir a forma de adesão ao GradPG, incluindo a publicação de editais específicos, que irão detalhar os objetivos, critérios de seleção e estrutura do plano de formação integrada. O primeiro edital para seleção dos interessados em participar do Programa está previsto para ser divulgado em outubro.

O coordenador institucional do programa, indicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), é o professor José Airton Rodrigues Nunes, que atuará em conjunto com os orientadores e coordenadores dos PPGSS participantes. De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Adriano Teodoro Bruzi, a iniciativa reforça o compromisso da UFLA com a excelência na formação de recursos humanos qualificados e com o fortalecimento da pesquisa científica em seus diversos campos de atuação. “Buscamos, assim, estimular nos estudantes o interesse pela pós-graduação e pela ciência, e fortalecer as redes de colaboração na academia. E os estudantes selecionados ingressarão na pós-graduação com uma bolsa garantida, o que é um diferencial do Programa”, explica.

A regulamentação do Programa GradPG foi oficializada por meio da Portaria PRPG nº 872, de 18 de agosto de 2025. Acesse a Portaria.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção