SIGAA tem nova funcionalidade para emissão de declaração de participação em bancas
Está disponível no SigAA uma nova ferramenta que permite que os professores emitam declaração de participação em bancas de qualificação, dissertação, teses, trabalhos de conclusão de especialização ou residência, sem a necessidade de solicitar esses documentos às Secretarias Integradas (SIs). A nova declaração possui um QR Code para facilitar a conferência da autenticidade. Ao ler o QR Code, o usuário é direcionado para uma página do SigAA em que é possível baixar a declaração diretamente do sistema e conferir os dados.
Outra funcionalidade é direcionada aos servidores das SIs. Por meio do sistema, os servidores podem indicar quais foram os membros da banca que estiveram presentes. Assim que a presença é confirmada, a emissão da declaração é liberada para os docentes que possuem acesso ao SigAA. A equipe da Secretaria Integrada também pode alterar o título da banca, mesmo após a marcação da defesa. Essa é uma melhoria planejada para auxiliar as atividades da Pós-Graduação, já que é comum que os membros da banca sugiram a alteração no título original.
A equipe da Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI/DGTI/SGV), responsável pela implementação da ferramenta, elaborou tutoriais para orientar a utilização do novo recurso. Eles estão disponíveis na Base de Conhecimento (https://kb.ufla.br/). Para acesso direto ao conteúdo sobre o uso da ferramenta, basta acessar os links abaixo.
Emissão de declaração por docentes
Procedimentos por servidores de SIs (mestrado ou doutorado)
Procedimentos por servidores de SIs (especialização)
Procedimentos por servidores de SIs (residência)
Participantes das bancas que sejam externos aos programas de pós-graduação continuam tendo acesso às declarações por meio das Secretarias Integradas.