Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão completa dez anos
Nos dias 8 e 9 de novembro, em comemoração aos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da Universidade Federal de Lavras (PPGDE/UFLA), foi realizado um seminário para avaliar e celebrar esse marco. O evento estimulou uma reflexão sobre a inserção social do PPGDE e contou com a presença de docentes, ex-docentes, discentes e egressos do programa, além de representantes institucionais.
Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, esse marco é motivo de celebração. “É sempre um prazer comemorar datas expressivas como esta, que marca os dez anos do PPGDE e mostra a consistência do curso. Esse programa, além de contar com ótimos resultados, possui um grupo de docentes, técnicos e discentes que fazem um trabalho extraordinário na área do desenvolvimento sustentável e da extensão, aproximando-nos ainda mais da sociedade. Então, nos permite mostrar o que produzimos.”
A atual coordenadora do PPGDE, professora Viviane Santos Pereira, ressalta a importância do seminário. “É um encontro para celebrarmos a continuidade da nossa história. Ao longo desses dez anos, passamos por muitos momentos de mudança e também de avanços. Nesse espaço, temos a oportunidade de mostrar um pouco dessa trajetória do PPGDE, trazendo e discutindo informações que vão ajudar no nosso planejamento e na nossa autoavaliação, para que possamos dar continuidade ao programa e seguir firmes ao longo do tempo”, diz.
O evento contou com a apresentação do documentário “Fátima”, de Cristiane Pederiva; mesa de discussão; depoimentos de representantes das diferentes turmas do programa; lançamento da Revista Comemorativa do PPGDE e do Portfólio de Produção Técnica; discussão em grupos e encaminhamentos; lançamento do livro “Um pé na universidade e o outro no roçado: memórias de ações de extensão e pesquisa no assentamento Santo Dias, MG”; e homenagens aos docentes fundadores aposentados.
O PPGDE está em funcionamento desde 2014 e busca formar profissionais que possuam conhecimentos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à extensão, aptos a conduzir pesquisas e ações voltadas à implementação de novos processos de desenvolvimento, considerando não apenas o aspecto econômico, mas também as questões sociais, ambientais, políticas e culturais.
O programa pertence à área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com docentes das áreas de administração, economia, direito, agronomia, sociologia, geografia, educação, engenharia florestal, dentre outras.
Clique na imagem a seguir e confira fotos do evento:
Texto: Claudinei Rezende.
Fotos: Claudinei Rezende, Jovana César, Sérgio Augusto e Philippe Silva.