Publicada a 5ª edição do 'Manual de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos'
Estudantes e professores devem ficar atentos à inclusão do tópico “Indicadores de impacto” nas páginas preliminares de TCCs, monografias, dissertações e teses
Acaba de ser publicada a quinta edição do “Manual de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos: TCCs, monografias, dissertações e teses”. Nessa atualização, foi inserido o item "Indicadores de impacto", solicitado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O novo tópico consiste em um relato dos impactos sociais, tecnológicos, econômicos e culturais obtidos a partir da dissertação, tese ou TCC, considerando as populações, a sociedade e os territórios, mostrando se esses impactos são concretos, diretos, ou em potencial.
Estudantes e professores devem ficar atentos à forma de inclusão desse tópico nos trabalhos acadêmicos. Os indicadores de impacto deverão ser inseridos nas páginas preliminares da tese, dissertação ou TCC e, após a defesa, deverão ser registrados em formulário próprio e encaminhados ao Repositório Institucional da UFLA, juntamente com a documentação dos trâmites pós-defesa. O relato deve ser realizado em página distinta, escrito no idioma do texto, estendendo-se às línguas estrangeiras, de forma concisa e destacando os pontos relevantes dos impactos do trabalho, conforme consta no resumo do TCC, dissertação ou tese, de forma concisa com os pontos relevantes dos impactos do trabalho. Dessa forma, será possível, no futuro, a criação de indicadores e estudos sobre os diversos impactos das dissertações e teses da UFLA.
A inserção deste tópico no manual de normalização foi motivada por dois aspectos. Por um lado, o aumento da importância dada à extensão integrada ao ensino superior, com a curricularização de 10% da carga horária na graduação, que deve avançar também para os Programas de Pós-Graduação. Recentemente, foi publicada a Portaria Conjunta SESu/CAPES nº 1 de 08/11/2023, que dispõe sobre o Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG), e tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, inclusive com proposta aprovada pela UFLA.
Por outro lado, também houve um aumento da importância da extensão integrada à pesquisa, demonstrada pela mudança da avaliação da Capes para o quadriênio 2021-2024, que conferiu mais importância aos impactos sociais dos programas de pós-graduação. Essas novas exigências demonstram a importância de serem criadas condições para coleta de informações e construção de indicadores de impactos sociais, econômicos, tecnológicos e culturais, que serão cada vez mais exigidos para o ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de demonstrar o papel das universidades públicas na construção da Agenda 2030.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães, considera que a inserção desse texto sobre impactos sociais, econômicos, tecnológicos e/ou culturais nas dissertações e teses contribuirá pedagogicamente com a reflexão dos estudantes e professores sobre a contribuição de sua pesquisa e da pós-graduação para a sociedade: ”É um grande salto para a melhoria da avaliação da inserção social e impacto da UFLA na sociedade e territórios, importante para avaliação dos PPGs pela Capes e para a avaliação da extensão pela UFLA, o que cada vez se tornará mais importante para diversos rankings e censo da extensão.”
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, a inserção do novo item "vem contribuir com o fortalecimento das atividades de extensão junto aos Programas de Pós-Graduação da UFLA, reforçando a extensão universitária como parte do processo de formação dos estudantes, bem como meio de produção do conhecimento e ampliação da inserção social da pós-graduação.”
Adelir destaca também a importância da inserção do Formulário “Indicadores de Impacto” no Repositório da Biblioteca Universitária, além das teses, dissertações e TCCs já divulgados. A pró-reitora relata que a avaliação e a estimativa do impacto social do conhecimento gerado por instituições de ensino e pesquisa e seus Programas de Pós-Graduação é uma tarefa complexa, e entende que a metodologia adotada seja um bom indicador de acompanhamento das ações implementadas, tanto por parte da Instituição, como também pela Capes.
A nova edição do manual está disponível no Repositório da UFLA. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a equipe do Repositório Institucional da UFLA, pelo e-mail repositorio.biblioteca@ufla.br e pelo telefone 3829-1182, ou com o setor de Referência da biblioteca da UFLA, pelo e-mail informacao.biblioteca@ufla.br e pelo telefone 3829-1181.
Texto: Lucas Henrique Teixeira - bolsista Proat. Revisão: Gláucia Mendes - jornalista Dcom