Lançado Movimento Junho Feminista - programação discutirá violência contra a mulher
Diante dos casos de violência contra a mulher registrados no país, membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançaram o movimento
Junho Feminista. Serão quatro eventos durante o mês, destinados a constituir espaços para o debate do tema. O primeiro deles foi a realização de uma sessão de fotografias para campanha contra a cultura do estupro. A atividade ocorreu na manhã de quarta-feira (1º/6) e as fotos já estão disponíveis
na página do evento no Facebook.
A programação foi estruturada após reunião realizada no Diretório Central dos Estudantes (DCE) em 31/5, quando pessoas interessadas em promover discussões sobre a temática se mobilizaram para organizar no movimento.
Na próxima quarta-feira (8/6), haverá a “Roda de conversa feminista”, também sobre a cultura do estupro. O encontro ocorrerá no Salão de Jogos do DCE, às 17h. Já no dia 25/6, será organizado o Piquenique da Sororidade*, a ocorrer no Câmpus Histórico, às 15h. Em 28/6, às 10h30, será realizada a reunião de encerramento e programação de novas ações para o mês de julho.
O evento está registrado no Sistema Integrado de Gestão (
Sig Eventos), por meio do qual as inscrições podem ser feitas.
Sororidade – Termo definido como pacto entre as mulheres que são reconhecidas irmãs, sendo uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo. Trata-se de uma aliança baseada na empatia e no companheirismo (Fonte: reportagem do Jornal O Globo)