Grupo de pesquisa do Departamento de Educação promoveu curso sobre bullying
O grupo de pesquisa
“Relações entre a filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente”, coordenado pela professora do Departamento de Educação (DED) Cláudia Maria Ribeiro e pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, iniciou no último sábado (21/5) o curso “
Com bullying não se brinca: infâncias e múltiplas linguagens na formação docente”.
O encontro contou com o professor Vanderlei Barbosa (DED), que abordou “
Educação, Ética e Direitos Humanos” e com a professora Cláudia Ribeiro, que falou sobre “
Bullying e a produção das verdades na concepção de Michel Foucault”. Além disso, a jornalista Fátima Ribeiro apresentou vários materiais para complementação dos estudos na temática, como filmes e vídeos, disponibilizados no blog:
http://combullyingnaosebrinca.wordpress.com, além disso todos receberem um material com textos complementares para estudos a distância.
No período da tarde foram realizadas duas oficinas: “
Letramento: entre o arco-íris da leitura, da literatura infantil e da educação”, ministrada pelos mestrandos do DED Daniele Ribeiro, Lucas Lima, Silmara Santos e Tânia Gonçalves, e a oficina de “Dança, Corpo e Educação” ministrada pelos também mestrandos do DED Jaciluz Dias e Vinícius de Carvalho.
Os próximos encontros serão realizados nos dias 4 de junho e 9 de julho, quando serão vivenciadas novas oficinas. O curso foi elaborado para discutir as várias linguagens que se vivencia na escola, perpassando pela
intimidação sistemática no dia a dia. As informações tratadas apoiaram-se na nova Lei que institui o Programa de Intimidação Sistemática (
bullying) -
lei federal 13.185, de 6 de novembro de 2015, que entrou em vigor em fevereiro deste ano.
“É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying)” - Trecho da Lei 13.185.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com informações diretas da jornalista Fátima Ribeiro.