Estudantes estrangeiros já podem se inscrever para o exame Celpe-Bras
Já estão abertas as inscrições para o exame Celpe-Bras, um certificado de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC). É o único certificado de proficiência em Português como Língua Estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro.
Os estudantes estrangeiros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que tenham interesse podem se inscrever pelo site
http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ até o dia 2 de março.
As provas serão realizadas entre os dias 26 e 28 de abril e ocorrerão, simultaneamente, em todos os postos aplicadores, no Brasil e no exterior. Em Belo Horizonte, os exames podem ser realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
A professora Débora Racy Soares, responsável pelas disciplinas de Português como Língua Estrangeira na UFLA, explica que o objetivo do Celpe é justamente certificar o nível de proficiência do aluno, por meio da avaliação do domínio de suas habilidades na língua-alvo, em situações de uso. “No exame, composto pelas partes oral e escrita, tanto a produção quanto a compreensão em língua estrangeira são avaliadas”.
No ato da inscrição, além dos dados pessoais do candidato, será solicitado o preenchimento de um pequeno questionário, com informações sobre aspectos culturais do Brasil e aprendizado da língua portuguesa, entre outras. Após o preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizada online, é preciso entrar em contato com o Posto Aplicador escolhido para a realização da prova.
Para a devida efetivação da inscrição, além do pagamento da taxa para a realização do exame (R$150), será necessário enviar comprovante de pagamento e cópia do documento de identificação com foto.
Para efeito de certificação são considerados, em um único exame, quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O Celpe-Bras é aplicado duas vezes ao ano, nos meses de abril e outubro.
Camila Caetano – jornalista/bolsista UFLA