Campanha de arrecadação de água para atingidos por rompimento de barragens é feita na UFLA - participe
Nesem, GEN e Conselho de Repúblicas estão à frente desta iniciativa
[caption id="attachment_104844" align="alignright" width="249"]
Membros do GEN recebem doações no Dep. de Biologia[/caption]
O rompimento de duas barragens no município de Mariana, ocorrido no dia 5, causou comoção nacional por ter devastado dois distritos e pelo vazamento de lama com rejeitos de mineração em rios de Minas Gerais e Espírito Santo. Diversas pessoas e instituições têm se solidarizado para arrecadar materiais às pessoas afetadas, e uma dessas campanhas é realizada na UFLA: o Conselho de Repúblicas, o Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN) e o Núcleo de Estudos em Sementes (Nesem) estão coletando água para distribuir aos atingidos .
A doação de garrafas e galões de água mineral pode ser feita até a próxima segunda-feira (23), em um dos seguintes locais: na sede do GEN (Departamento de Biologia), Laboratório de Sementes (Setor de Sementes/DAG) ou uma das 22 repúblicas integrantes do Conselho.
[caption id="attachment_104846" align="alignright" width="249"]
Doação de garrafões chega ao DBI, um dos pontos de entrega[/caption]
Para facilitar a participação de doadores, os organizadores também recebem dinheiro, com o qual comprarão água. Toda a água arrecadada está sendo armazenada na Usina de Beneficiamento do Setor de Sementes e será levada a Mariana em um veículo disponibilizado pela UFLA.
[caption id="attachment_104843" align="alignleft" width="190"]
Cartaz da campanha - compartilhe essa ideia![/caption]
Entregar as doações em Mariana, bem como limitá-las à água, foram estratégias traçadas pelos núcleos de estudo e o Conselho de Repúblicas em uma reunião feita nesse final de semana: “A solidariedade de todos tem garantido muitos donativos. As instituições que os recebem orientam que as doações, neste momento, sejam preferencialmente água. Além disso, a região de Mariana está mais 'isolada' que outras áreas que já vêm recebendo amplo apoio de instituições”, diz a professora Heloisa Oliveira dos Santos (DAG), integrante do Nesem. A água será repassada à Defesa Civil de Mariana, que fará a distribuição conforme necessidade detectada nas localidades atingidas.