Pesquisadora da Austrália proferiu palestra e participou de reuniões na UFLA
[caption id="attachment_104787" align="alignright" width="249"]
A pesquisadora Benita Vincent proferiu palestra sobre micro sensores e a iniciativa global para saúde de abelhas.[/caption]
A pesquisadora do
Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) e da
Australian Bioinformatics Network - Benita Vincent - esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última semana. Ela participou de reuniões que buscaram discutir futuras colaborações acadêmicas entre a UFLA e as instituições da Austrália em que atua, além de ter proferido palestra que reuniu professores, pesquisadores, técnicos administrativos e estudantes.
A recepção à pesquisadora foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Nos períodos da manhã e da tarde do dia 5/11, representantes de programas de pós-graduação reuniram-se com Benita para apresentar as diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas na UFLA. As conversas evoluíram para possibilidades de parcerias que ainda passarão por novos processos de negociação.
[caption id="attachment_104788" align="alignright" width="249"]
Reuniões também fizeram parte do roteiro de visitas da pesquisadora na UFLA.[/caption]
Além das reuniões na DRI, a pesquisadora também visitou os departamentos de Entomologia (Setor de Apicultura e Laboratório de Pragas Florestais), Ciências Florestais (Laboratório de Nanotecnologia), Agricultura (INCT Café) e o Simpósio Sul Mineiro de Cafeicultura. Já a palestra, foi proferida no Anfiteatro Professor Magno Antônio Patto Ramalho (Departamento de Biologia – DBI), tendo como tema “
Micro sensores e a iniciativa global para saúde de abelhas” (
Swarm Sensing and the Global Initiative of Honeybee Health).
A pesquisadora esteve na UFLA acompanhada pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Stephan Carvalho, que cursou graduação, mestrado e doutorado na UFLA e, atualmente, integra a equipe do projeto desenvolvido por Benita. Ele relata que o momento é de expansão das parcerias com instituições brasileiras. Já fazem parte do grupo a Embrapa Amazônia Oriental e o Instituto Tecnológico Vale.
Sobre a pesquisadora
Benita Vicent é PhD pela
University of Tasmania (Austrália), atuando na área de saúde e comportamento animal. Atualmente vem desenvolvendo, com a equipe do CSIRO, micro sensores “RFI” (
“Radio-Frequency Identification”), ferramentas indispensáveis para aplicação em estudos de avaliação ambiental, saúde animal e segurança industrial. Os estudos foram abordados pela pesquisadora durante a palestra proferida na UFLA.
A nova geração de sensores RFID em desenvolvimento por essa equipe incorpora baterias inteligentes que geram energia por meio da vibração. Além disso, os micro sensores terão a capacidade de coleta de dados (por exemplo, dados climáticos/ambientais) e, principalmente, possibilitarão o monitoramento em tempo real de insetos. Toda essa tecnologia de vanguarda é patrocinada por empresas como a Intel e a Vale.
Dentro da temática de avaliação ambiental, e principalmente pela importância do declínio da população de polinizadores, a equipe recentemente lançou a
“Iniciativa Global para a Saúde das Abelhas” (
Global Initiative of Honeybee Health), baseada em uma colaboração internacional entre pesquisadores, apicultores, produtores e a indústria de tecnologia. O objetivo deste projeto é conhecer os fatores envolvidos no declínio da população das abelhas e, principalmente, propor soluções seguras na área de polinização e segurança alimentar.
Saiba mais:
https://research.csiro.au/gihh/about/
http://www.csiro.au/en/Research/D61
http://australianbioinformatics.net/profiles/2013/4/8/vincent-benita-australian-bioinformatics-networkcsiro.html#.Vie8RCtUXaE