UFLA tem 12 cursos estrelados no Guia do Estudante 2015 - 8 cursos receberam 5 estrelas
[caption id="attachment_101298" align="alignright" width="249"]
Selo dos 12 cursos estrelados da UFLA. Clique na imagem para abrir em tamanho expandido.[/caption]
Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia: são cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que receberam cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante, publicação da Editora Abril que começa a circular nas bancas a partir desta quarta-feira (9/9). Trata-se de uma relação com as avaliações dos melhores cursos de graduação de todo o País, incluindo instituições públicas e privadas.
De 12 cursos avaliados, além dos oito cursos considerados pela avaliação como excelentes, quatro outros cursos receberam quatro estrelas, considerados cursos ótimos e altamente recomendados pela publicação como os melhores do País: Administração, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Sistemas de Informação.
Participaram desta avaliação cerca de duas mil instituições de ensino superior do País, com aproximadamente 28 mil cursos. Comparado ao Guia do Estudante 2013 e 2014, a UFLA apresenta nesta edição uma significativa evolução.
Para a pró-reitora de Graduação, Soraya Alvarenga Botelho, os cursos da UFLA destacam-se, em especial, pela excelente infraestrutura, pela formação dos docentes e pelo grande envolvimento em atividades de pesquisa e extensão, que permitem uma maior interação entre estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo oportunidades de participação em estágios e em programas de pesquisa desde a iniciação científica.
Ela considera que, apesar de não ser uma avaliação oficial, a conquista dessas estrelas vem confirmar o desempenho da UFLA em indicadores oficiais como o Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação, que destaca a Universidade entre o seleto grupo das instituições de excelência. Além disso, a pró-reitora reconhece o esforço dos coordenadores dos cursos estrelados no encaminhamento de informações relevantes para a avaliação.
Critérios de Avaliação
O processo de avaliação conta com a participação dos coordenadores dos cursos de graduação, que preenchem um questionário eletrônico com dados específicos de cada curso, com temas relativos ao corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto didático pedagógico e instalações físicas. Em seguida, estas informações são repassadas a cerca de seis mil pareceristas – avaliadores credenciados, professores, coordenadores e especialistas de cada área. Esses profissionais classificam os cursos conforme os conceitos: excelente, muito bom, bom, regular, ruim e “prefiro não opinar”. Também é considerado o desempenho do curso nos últimos cinco anos, resultando em um conceito representado por estrelas.
É importante ressaltar que são considerados os cursos de bacharelado e os que oferecem os graus acadêmicos de bacharelado e licenciatura simultaneamente. Entre as licenciaturas, apenas os cursos de Educação Física e Pedagogia são avaliados. Além disso, somente os cursos que têm turma formada há pelo menos um ano são elegíveis.
As estrelas que cada curso recebe é resultado da média das notas recebidas pelos pareceristas. Assim que a pesquisa termina, a planilha com as notas dos pareceristas é encaminhada para estatísticos que atuam com pesquisa de opinião e prestam consultoria à Avaliação do GE. Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.