MEC e Capes vão investir em pesquisas de resgate e registro da história do Brasil
[caption id="attachment_90639" align="alignleft" width="249"]
Crédito: Haydée Soares – CCS/Capes[/caption]
Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério da Educação (MEC) vai financiar pelo menos 20 biografias de pessoas e grupos que influenciaram a história do Brasil e ainda pesquisas sobre conflitos sociais.
Os dois editais foram lançados nessa quarta-feira (29/7) e são voltados para pesquisadores e grupos de pesquisa de instituições de educação superior e institutos de pesquisa brasileiros, públicos e particulares, que tenham mestrado ou doutorado recomendados pela Capes.
Serão destinados até R$ 300 mil por projeto, valor que poderá ser usado nas escolas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de outubro.
O edital sobre biografias é destinado para pesquisas sobre pessoas ou grupos que tenham influenciado a história do Brasil republicano, a partir de 1889. Já o edital sobre conflitos históricos vai incentivar a produção de livros que enfoquem revoltas, rebeliões populares, lutas armadas, manifestações populares, entre outros conflitos, também a partir de 1889. As pesquisas serão publicadas em livros, que poderão ser usados nas escolas.
Segundo o ministro da Educação Renato Janine, os editais destinarão às pesquisas um total de R$ 5 milhões, que começarão a ser pagos no ano que vem.
Os editais estão disponíveis na página da
Capes.
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA com informações da Agência Brasil