Prêmio Para Mulheres na Ciência recebe inscrição até 31 de maio
Terminam no dia 31 de maio as inscrições do
Prêmio Para Mulheres na Ciência. Promovido pela L'Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências (ABC), o prêmio contemplará sete jovens notáveis pesquisadoras de diversas áreas de atuação com uma bolsa-auxílio de 20 mil dólares. As inscrições devem ser feitas no site
http://www.paramulheresnaciencia.com.br/.
Primeiro programa dedicado a mulheres cientistas no mundo, o
L’Oréal-UNESCO For Women in Science foi fundado em 1998, na firme convicção de que o mundo precisa de ciência e a ciência precisa de mulheres. Desde 2006, a parceria entre a L'Oréal, a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências dá vida ao único programa brasileiro dedicado a mulheres cientistas.
É com este propósito que todos os anos o Programa identifica, recompensa, incentiva e coloca sob os holofotes excepcionais cientistas de todos os continentes. Duas delas inclusive foram posteriormente reconhecidas com o Prêmio Nobel: as Dras. Ada Yonath e Elizabeth Blackburn. A astrofísica brasileira
Thaisa Bergmann é uma das cinco Laureadas de 2015 da edição
internacional L'Oréal/UNESCO For Women in Science.
O Programa selecionará até sete pesquisadoras. O Programa de Bolsa-auxílio visa apoiar projetos científicos viáveis e de alto valor a serem desenvolvidos durante 12 meses por pesquisadoras que tenham residência estável no Brasil, por no mínimo há quatro anos, e desenvolvam projetos de pesquisa em instituições nacionais.
O valor de cada Bolsa-auxílio é o equivalente a US$ 20.000 (vinte mil dólares), convertidos em reais, para aplicação em 12 meses. As Bolsas-auxílio serão atribuídas nas áreas de Ciências Físicas (1 Bolsa); Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (4 Bolsas); Ciências Matemáticas (1Bolsa); e Ciências Químicas (1 Bolsa).
O júri será composto por 8 ou mais pesquisadores indicados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), 1 representante da UNESCO, 1 representante da L'Oréal, e será presidido por um membro da Diretoria da ABC. O resultado será decidido em consenso, através de julgamento com discussão, e divulgado na 2ª semana de agosto de 2015.
As Bolsas-auxílio destinam-se a pesquisadoras que tenham concluído o doutorado a partir de 01/01/2009, e que se proponham a realizar trabalhos científicos em instituições brasileiras adequadas ao desenvolvimento do projeto submetido. As candidatas deverão ter seu “
curriculum vitae” atualizado na Plataforma Lattes.
Confira o site
Confira o regulamento
Texto com sugestão do jornalista Leonardo Assad - bolsista ASCOM