UFLA realiza II Simpósio de Atualização nas Culturas de Milho e Soja
[caption id="attachment_83241" align="alignleft" width="249"]
Professor Renzo Von Pinho dá as boas-vindas aos participantes do evento. Na mesa de honra, o reitor professor José Roberto Scolforo e a vice-reitora, professora Édila Vilela[/caption]
O Brasil deve produzir mais de 200 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015, de acordo com o levantamento divulgado no dia 10 de abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número corresponde a um crescimento de 7,06 milhões de toneladas (3,6%) na comparação com a safra anterior, quando foram produzidas 193,6 milhões de toneladas de grãos. A produção de milho está estimada em cerca de 30 milhões de toneladas e a de soja, foi mais uma vez responsável pelo crescimento da produção de grãos do país, com estimativa de serem produzidas 94,3 milhões de toneladas do grão.
Repetindo o êxito dos encontros técnicos da cultura do milho, realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na década de 1990, nesta terça e quarta-feira (14 e 15/4), estudantes e profissionais participam do II Simpósio de Atualização nas Culturas de Milho e Soja. O evento é organizado pelos Núcleos de Estudos em Milho e Sorgo (G-Milho) e pelo Núcleo de Estudos em Soja e Feijão (Nesf), que têm a orientação dos professores Renzo Garcia Von Pinho e Adriano Teodoro Bruzi, respectivamente.
A abertura do evento teve a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, e da vice-reitora, professora Édila Vilela Resende Von Pinho. Participaram ainda o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima, os coordenadores dos grupos G-Milho e Nesf, além do coordenador geral do G-MILHO, acadêmico Luiz Antonio Yanes Bernardo Júnior e o vice-coordenador do Nesf, acadêmico Guilherme Leite Dias Vilela.
Em seu pronunciamento, Scolforo ressaltou a riqueza e importância de eventos desta natureza, sobretudo pelo envolvimento de estudantes, pela troca de informações entre pesquisadores e profissionais do mercado e pela prospecção de novas possibilidades de pesquisa.
[caption id="attachment_83257" align="alignright" width="249"]
II Simpósio de Atualização nas Culturas de Milho e Soja: oportunidades para estudantes e profissionais[/caption]
Dirigindo-se aos estudantes, destacou a importância do conhecimento teórico para solucionar problemas práticos, como a necessária identificação de sistemas produtivos que agreguem valor aos produtos e sejam sustentáveis para produtores de baixa escola.
Para o professor Renzo Von Pinho, o evento aglutina eventos isolados que eram organizados para atualização em diferentes culturas, incluindo a soja, que ganhou expressão econômica no Sul de Minas a partir de 2005, com cerca de 120 mil hectares plantados. O professor, que é uma das referências nacionais na cultura do milho, destacou que a UFLA tem evoluído nas pesquisas sobre estes grãos, consolidando a contribuição centenária da Instituição nesta temática. O professor destacou que os participantes têm a oportunidade de uma informação técnica qualificada, com uma programação planejada para atualização nos sistemas de produção das duas culturas, envolvendo profissionais com perfil tanto acadêmico, quanto empresarial.
Programação
[caption id="attachment_83259" align="alignleft" width="249"]
Ex-aluna da UFLA Vivian Lavagnoli (Monsanto), apresenta palestra de abertura sobre transgênicos[/caption]
A palestra de abertura foi proferida pela supervisora de Stewardship da Monsanto, Vivian Elias Nascimento Lavagnoli, ex-aluna da UFLA, com Doutorado e Pós-Doutorado na área de biotecnologia. A palestra teve como tema os transgênicos, com foco na pesquisa, obtenção e regulamentação.
Entre os palestrantes, professores da UFLA, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), além das empresas Monsanto e Pioneer. Clique
aqui e veja a programação completa.
Paralelo ao Simpósio, também foi realizado nessa terça-feira o I Encontro de Melhorista do Estado de Minas Gerais
.