Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Descoberta do inseto Neotrogla foi um dos fatos científicos mais impactantes de 2014, segundo site sobre ciência

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 13:15 | Última Atualização: Sexta, 20 Fevereiro 2015 12:27
NeotroglaO site io9, publicação voltada para ciência e cultura, destacou a descoberta dos insetos do gênero Neotrogla como um dos 20 fatos científicos mais impactantes de 2014. O gênero Neotrogla possui uma peculiaridade: seus sexos são invertidos. Como se trata do primeiro caso desse fenômeno registado no reino animal, o site considerou a descoberta extremamente relevante: “É o primeiro caso no reino animal, e os cientistas afirmam que a vida desses insetos desafia tudo o que pensávamos que sabíamos sobre a seleção sexual”, diz a matéria. Quatro espécies de insetos do gênero Neotrogla foram descobertas pelo professor da UFLA Rodrigo Ferreira (DBI) em cavernas de Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Diferente dos demais animais, as fêmeas desse gênero apresentam um órgão genital, nomeado ginossoma, que penetra o macho. O professor enviou exemplares desses insetos ao entomologista suíço Charles Lienhard, que reconheceu serem de uma nova espécie. Os detalhes sobre a anatomia foram obtidos pelos entomologistas Kazunori Yoshizawa, da Universidade de Hokkaido, e Yoshitaka Kamimura, da Universidade de Keio (Japão). A descoberta foi publicada em 2014 no periódico Current Biology. Leia a matéria aqui.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção