Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Dia Nacional de Urubuzar levou informação à comunidade e foi destaque na imprensa
Abaixo é possível ter acesso às matérias de TV veiculadas.
A mobilização local Em Lavras, estudantes da UFLA e analistas do CBEE realizaram ações na Praça Dr. Augusto Silva para chamar atenção da população local. Eles dividiram-se em equipes que desenvolveram atividades voltadas para crianças (pintura facial, montagem de quebra-cabeças e gibis temáticos para colorir) e outras que atraíram todos os públicos, como a cabine fotográfica, em que o voluntário se deixava fotografar segurando placa com inscrições referentes à campanha, a exposição de animais silvestres empalhados (feita com a colaboração da Polícia do Meio Ambiente) e a até a presença de um gavião, sob a responsabilidade do Centro de Treinamento e Reabilitação de Aves Silvestres (CTRAS). Houve também panfletagem, blitz educativa, exposição de fotografias e de trabalhos acadêmicos, além de explicações e muita informação sobre assuntos relacionados ao atropelamento de animais e à conservação da vida silvestre. A cantineira Marta Alvarenga, de Ribeirão Vermelho, esteve na Praça e se interessou pelo que viu. “Na Estrada do Madeira é muito comum vermos animais atropelados; hoje mesmo vi um tatu quando vinha para cá”, contou Marta. Ela afirmou que, ao chegar em casa, baixaria o aplicativo Urubu Mobile, para colaborar com a campanha. De acordo com a analista do CBEE Ângela Herpic,h atualmente o sistema já possui quase mil dados de atropelamento fornecidos por usuários do aplicativo, e cerca de outros quinhentosdados, dessa mesma natureza, estão em processamento. A expectativa é de que, com as ações do Dia Nacional de Urubuzar, o número possa crescer ainda mais. Ela também diz que os sistemas estão sendo aperfeiçoados. “Daqui a algum tempo, poderemos, inclusive, enviar mensagem ao cidadão que tenha colaborado com imagens, para que ele saiba que seu material já compõe o banco de dados”. Assista às matérias de televisão veiculadas Um aplicativo de celular deve ajudar a monitorar os atropelamentos de animais Região de Foz do Iguaçu Aplicativo da UFLA mapeia áreas onde animais silvestres são atropelados Região de Lavras Aplicativo é criado para diminuir atropelamentos de animais em rodovias Região de Itapetininga Aplicativo de celular gratuito ajuda a monitorar atropelamento de animais Região de Sorocaba Aplicativo ajuda a mapear área de circulação de animais silvestres Região de São Carlos Aplicativo lançado em Rio Preto ajuda a evitar atropelamentos de animais silvestres Região de Rio Preto/Araçatuba Sistema urubu orienta sobre conservação do meio ambiente em Ribeirão Preto Região de Ribeirão Preto Aplicativo vai mapear atropelamento de animais em rodovias do país São José do Rio Preto Atropelamento de animais silvestres, como resolver? TV FuturaConfira na galeria as fotos das ações na Praça Dr. Augusto Silva (Lavras).
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.