Projeto Rondon lança convite para operações de julho e agosto de 2015
As instituições de ensino superior que desejam participar das operações do
Projeto Rondon, que serão realizadas em julho e agosto de 2015, já podem elaborar suas propostas de trabalho. As propostas devem ser enviadas até 12 de dezembro deste ano, para o site
www.defesa.gov.br/projetorondon. No início do segundo semestre de 2015, o projeto realizará as operações Bororos (10 a 26 de julho) e Itacaiúnas (17 de julho a 2 de agosto).
Para participar, a instituição deve elaborar uma proposta de trabalho contemplando todas as atividades de cada área de atuação do conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde) ou do conjunto B (Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho).
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (
Proec) disponibilizará um formulário aos estudantes da UFLA interessados em integrar uma das missões. Cada instituição de ensino superior poderá apresentar apenas uma Proposta de Trabalho para cada uma das operações.
A inscrição é iniciada no
site do Projeto Rondon (também acessível em
www.defesa.gov.br), com o cadastro ou atualização dos dados da instituição. Também é ela a responsável por selecionar o conjunto de atividades e priorizar os municípios de interesse. Em uma etapa seguinte, a instituição deverá enviar, on-line, o arquivo da proposta de trabalho e preencher as fichas de cadastro do professor coordenador, docente adjunto e professor reserva.
Sobre as operações
A Operação Bororos será desenvolvida entre os dias 10 e 26 de julho de 2015, em 15 municípios do Estado do Mato Grosso: Acorizal, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Jangada, Juscimeira, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Olímpia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e São Pedro da Cipa. Terá como Centro Regional a cidade de Cuiabá (MT).
A Operação Itacaiúnas será desenvolvida entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 2015, em 11 municípios do Pará: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Dom Eliseu, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Rio Maria, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, Ulianópolis e Xinguara; e quatro municípios do Tocantins: Ananás, Araguatins, São Bento do Tocantins e Wanderlândia. Terá como Centro Regional a cidade de Marabá (PA).
Equipes
Cada equipe será composta por 10 rondonistas, sendo dois professores e oito alunos dos cursos de graduação. Todos devem pertencer à instituição de ensino selecionada para a operação. Quanto aos alunos, deverão estar cursando a segunda metade do curso, mas não poderão ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon. Uma das preocupações é que as equipes sejam tão multidisciplinares quanto for possível – ou seja, devem incluir estudantes de diferentes áreas do conhecimento.
Informações