Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas participa de colóquio especial nesta sexta-feira (10/10)
[caption id="attachment_70167" align="alignleft" width="249"]
Francesco Toppan, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, fará apresentação na UFLA nesta sexta-feira, no DEX[/caption]
O professor Francesco Toppan, renomado cientista do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Rio de Janeiro, fará uma apresentação no Colóquio Especial da Física, nesta sexta-feira, 10 de outubro, às 16 horas, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX). O pesquisador participará de atividades do programa de Pós-graduação em Estatística e do Núcleo de Física do DEX/UFLA.
O Colóquio terá como tema o Princípio da Relatividade - “Relatividade especial deformada e não-conmutatividade”. Na apresentação, Francesco Toppan deverá abordar as pesquisas que tem desenvolvido com colaboradores italianos, que tem ousado discutir a possibilidade de modificações na relatividade de Einstein, justamente para preservar o papel do Princípio da Relatividade numa nova fronteira da física: a gravitação quântica.
Francesco Toppan é graduado em Física pela
Università degli Studi di Padova (1985), possui Mestrado e Doutorado em Física de Partículas Elementares pela
Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati In Trieste (1987 e 1989). Atualmente, é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: supersimetria, hierarquias integráveis, álgebras de Clifford, m-theory e álgebras divisionais.
O Colóquio é aberto a toda a comunidade e a participação é gratuita.