III Colóquio Teoria Crítica e Educação começa na segunda (25/8)
A equipe do projeto “Cinema com Vida” abre na segunda-feira (25/8), às 14h, III Colóquio Teoria Crítica e Educação, que terá atividades até 29/8, incluindo conferências, minicursos e mesas redondas. O tema norteador das abordagens do evento é “Cinema e formação estética dos professores”. O pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Rodrigo Duarte, fará a conferência de abertura, intitulada “Para uma educação crítica na pós-história”.
As inscrições, já encerradas, foram gratuitas e voltadas, principalmente, aos estudantes dos cursos de licenciatura e aos professores da educação básica e da educação de nível superior. Haverá emissão de certificado, sendo necessário que o participante tenha frequência mínima de 75%.
Nos dias 25/8 e 26/8 o local de realização das atividades será o Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE – Bloco III). Já no período de 27/8 a 29/8 o evento ocupará o Anfiteatro 2 do Núcleo de Educação Continuada (NEC), no câmpus histórico. A programação completa, bem como os detalhes sobre o evento, está no endereço
http://cinemacomvida.blogspot.com.br/.
A edição anterior do Colóquio foi realizada em 2012.
Sobre o grupo organizador
O projeto de extensão, com interface em pesquisa, “Cinema com Vida” está ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação da UFLA, ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional) e aos departamentos de Educação (DED) e Educação Física (DEF).
Com o objetivo de promover a formação cultural de professores, e futuros professores, da comunidade de Lavras e região, por meio da reflexão sobre obras cinematográficas alternativas às comerciais, a iniciativa envolve realização de mostras periódicas de filmes. O projeto teve início em 2008 e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
A realização da terceira edição do Colóquio é considerada um desdobramento das atividades da mostra “Mestres da 7ª Arte: Alfred Hitchcock”, realizada entre 2013 e 2014.
Veja a matéria da Revista Minas Faz Ciência, que destacou o projeto (pág. 19).
Os coordenadores do projeto são os professores Márcio Norberto Farias (DEF) e Luciana Azevedo Rodrigues (DED).