Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão elege primeira coordenadora
Na quarta feira (7), a professora Maria de Lourdes Souza Oliveira (Maroca) foi eleita para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE), do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA).
O ingresso da primeira turma de estudantes para o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão acontecerá no primeiro semestre de 2014.
Além do Departamento de Administração e Economia, o PPGDE conta com a colaboração de professores dos departamentos de Agricultura (DAG), Ciências Humanas (DCH) e Entomologia (DEN), além da professora Wania Rezende Silva, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá.
O PPGDE busca contribuir para a formação de profissionais qualificados para trabalhar em organizações que prestam serviços, diretos ou indiretos, ao espaço rural e urbano, como agências de extensão e assistência técnica, centros de pesquisa, universidades, poder público em suas dimensões federal, estadual e/ou municipal, órgãos de planejamento, organizações não governamentais de maneira geral, organizações de produtores e de trabalhadores, instituições privadas ou públicas de produção e ação social e movimentos sociais.
Visa formar profissionais que possuam conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e extensão, aptos a conduzir pesquisas e ações voltadas à implementação de novos processos de desenvolvimento, considerando não apenas o aspecto econômico, como também as questões sociais, ambientais, políticas e culturais.
O Programa conta com duas linhas de pesquisa:
“Sustentabilidade e Extensão”, que agrega estudos que buscam analisar a questão da sustentabilidade em suas diversas vertentes, com destaque para processos sustentáveis de produção agrícola, no âmbito da agroecologia. Nessa linha, envolve estudos sobre tecnologias de produção sustentável, sistemas de manejo de pragas com baixo impacto e processos de transição agroecológica. Além disso, busca estimular reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, abrangendo estudos voltados tanto para as questões ligadas ao rural quanto ao urbano e passando por temas como indicadores de sustentabilidade, legislação ambiental e educação ambiental.
“Desenvolvimento e Extensão”, voltada para a reflexão sobre a diversidade de temas ligados ao desenvolvimento, com ênfase às questões relativas ao rural e os diversos atores envolvidos. Busca estudar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, à inserção da agricultura familiar e campesinato nos processos de desenvolvimento, as questões de gênero e sua influência no desenvolvimento. Busca ainda refletir sobre os processos de mediação desenvolvidos por diversos atores no meio rural, como movimentos sociais, agências de extensão pública, organizações não governamentais e sobre os efeitos de projetos de desenvolvimento, abrangendo aí a análise de programas e projetos, com atenção para a construção de indicadores de avaliação das diversas dimensões importantes nesses projetos, sejam elas ambientais, sociais, etc. Agrega ainda estudos sobre a questão dos mercados e das estratégias de comercialização pela agricultura familiar.
Os professores membros do PPGDE são: Arnaldo Pereira Vieira; Gustavo Pereira Leite Ribeiro; Luis Antônio Gomes; Luis Claudio Paterno Silveira; Marcelo Márcio Romaniello; Maria das Graças Paula; Maria de Lordes Souza Oliveira; Mauricéia Silva de Paula Vieira; Renato Elias Fontes; Sabrina Soares da Silva; Thiago Rodrigo de Paula Assis; Vera Simone Schaefer Kalsing; Viviane Santos Pereira; Wania Rezende Silva.