Website desenvolvido por ex-alunos da UFLA facilita a vida de quem pega carona
[caption id="attachment_24836" align="alignleft" width="249"]
Para onde você quer ir?[/caption]
Um website criado em 2012 facilita a vida de quem costuma viajar pegando carona. O site “
Carona Fácil” (LINK) foi desenvolvido pelo ex-aluno do curso de Sistemas de Informação, Ivayr Netto Farah, junto com seus amigos Leonardo Tartari e Pedro Nascimento. O objetivo do Carona Fácil é centralizar as caronas oferecidas e procuradas para os usuários do site. Basta colocar origem, destino, data e horário, que o site listará as caronas disponíveis. Caso seja encontrada, a carona é combinada pela rede social Facebook.
Com novo design, o site conta com cerca de seis mil usuários cadastrados e oito mil anúncios de caronas publicados, uma vez que os anúncios expiram logo após a data da carona. Ivayr Farah conta como surgiu a idéia para o projeto: “Eu vi a necessidade de criar o site porque eu viajava de carona todo fim de semana, e era difícil achar e postar anúncios de carona no Facebook. Eram muitos posts no grupo, então tudo que eu postava desaparecia muito rápido e ficava com pouca visibilidade. Com isso em mente, a nossa proposta foi tornar a busca por carona mais fácil. É fácil pra postar, é fácil pra achar gente procurando ou oferecendo a carona para o mesmo destino que você quer ir.”
Atualmente, muitos estudantes costumam viajar por meio de caronas combinadas, em que, geralmente, fazem alguma contribuição financeira. O estudante do curso de Sistema de Informação Daniel Pereira Zanzini utiliza o serviço e conta sua experiência: “Uso o carona fácil desde que começou. A interface é simples e é muito bom pra conseguir caronas, pois posta em todos os seus grupos de carona de uma vez, e de forma automática.”
De acordo com Ivayr, o site funciona em quatro etapas: “Você cadastra seu pedido ou oferta de carona, dizendo quando, de onde e para onde vai ou quer ir. Sua carona é publicada no Carona Fácil, no seu mural do Facebook e nos grupos de caronas que você participa. Depois, pessoas entram em contato com você usando o Facebook pra combinar a carona. E por fim, você viaja!”
O idealizador fala das expectativas em relação site: “A primeira versão do site foi feita em uma madrugada. Nós fomos de uma ideia pra uma primeira postagem em 4 horas. Recentemente, lançamos o visual novo e o nosso objetivo agora é alcançar 10000 usuários”, comenta.
Acesse:
caronafacil.com
Texto: Marina Botelho - jornalista - bolsista ASCOM