Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudante do DQI/UFLA ganha prêmio Furnas Ouro Azul

Publicado: Terça, 08 Janeiro 2013 08:24 | Última Atualização: Sexta, 21 Dezembro 2012 06:29
[caption id="attachment_17964" align="alignleft" width="249"]
Jéssica e a professora Luciana, com o prêmio[/caption] Mais uma vez, o prêmio Furnas Ouro Azul foi conquistado por um estudante da UFLA. Na sua última edição, cuja entrega das premiações ocorreu no dia 17, a estudante Jéssica Moreira Andrade, do 5º período do curso de Química, foi revelada como a 1ª colocada na categoria acadêmico – estudante de nível superior. O trabalho enviado intitula-se Preparação e caracterização de material híbrido entre sílica e alfa-ciclodextrina para aplicação na indústria têxtil. A vencedora foi orientada pela professora Luciana de Matos Alves Pinto, do Departamento de Química (DQI). O trabalho teve como coautores os mestrandos do programa de pós-graduação em Agroquímica Lucas Bragança de Carvalho e Raphaela do Vale Baracho. Esta é a quarta vez que o prêmio vai para o DQI. Em 2010, Lucas Bragança faturou o Ouro Azul sob orientação da professora Luciana; e a professora Angelita Duarte Corrêa já orientou duas pesquisas vencedoras do prêmio. Para Luciana, os resultados mostram que os trabalhos desenvolvidos no DQI têm grande relevância e a premiação “traz mais facilidade para a criação de tecnologias e aplicação na indústria e também é um importante meio para divulgarmos as pesquisas na UFLA”. O trabalho diz respeito ao desenvolvimento de um material que pode ser utilizado para remoção de corante da água. Caso venha a ser aplicado em indústrias têxteis, o material pode absorver corante sintético, durante um tratamento da água utilizada, reduzindo os níveis de corantes descartados no meio ambiente. Furnas Ouro Azul O prêmio Furnas Ouro Azul tem como objetivo valorizar projetos que se destaquem como exemplos de empresas e cidadãos quanto ao uso racional e à proteção dos recursos hídricos em Minas Gerais. Os projetos inscritos devem conter propostas de revitalização e conservação dos recursos hídricos, com o envolvimento da comunidade em questões ambientais, mediante práticas de conscientização e estratégias que permitam o melhor aproveitamento desses recursos. É uma iniciativa dos Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção