Equipamento desenvolvido na UFLA chama a atenção de pesquisadores estrangeiros
O Sistema Dinâmico de Pluviometria – SDP, criado pelo professor Luiz Lima, do Departamento de Engenharia (DEG), será utilizado para quantificar a energia cinética de simuladores de chuva. O equipamento foi testado por duas semanas na Universidade de Purdue e revelou ser capaz de avaliar a velocidade das gotas e quantificar a energia cinética de chuvas naturais ou artificiais.
Além do interesse do Laboratório Nacional de Pesquisa em Erosão de Solos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (
National Soil Erosion Research Laboratory), duas instituições de pesquisa da China demonstraram interesse no equipamento. A inovação já foi demonstrada também na Universidade de Ghent, na Bélgica, no Simposio Internacional de Erosão.
Desenvolvido com apoio do CNPq e da Fapemig, o protótipo continuará nos Estados Unidos pelos próximos seis meses, para estudos mais avançados de energia cinética da chuva e erosão do solo, que serão conduzidos conjuntamente entre a UFLA e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Segundo o professor Luiz Lima, o equipamento já teve sua patente depositada e deverá, em breve, ser disponibilizado no mercado pela Incubadora de Empresas da de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec).