UFLA debate o consórcio das sete universidades mineiras
Realizado ontem, dia 10/11, no Salão de Convenções, o seminário sobre o “Consórcio das Universidades do Sul/Sudeste de Minas Gerais” foi marcado por muitas perguntas, algumas delas feitas por professores e técnicos administrativos. No entanto, grande parte das questões vieram mesmo dos estudantes da UFLA e até de outras universidades, o que acabou transformando o seminário num grande debate.
As respostas a todas as dúvidas foram sanadas, em parte pelo próprio prof. Nazareno, que deu início ao seminário fazendo uma apresentação sobre o consórcio. Um breve histórico, desde a concepção do projeto, passando pela sequência de eventos já realizados e detalhes do projeto de lei proposto pelo MEC e do plano de desenvolvimento institucional integrado em discussão pelos conselhos superiores das sete universidades, pautaram a apresentação. Objetivos e metas nas áreas temáticas de graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, extensão e cultura, assuntos estudantis, planejamento e gestão, relações internacionais, educação a distância e tecnologia da informação foram pontualmente discutidas. Já outras questões foram respondidas pelos membros de sua equipe: o vice-reitor prof. Elias Tadeu Fialho, a pró-reitora de Pesquisa, profa. Édila Vilela de Resende Von Pinho, o pró-reitor de Extensão, prof. Magno Antônio Patto Ramalho, o pró-reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, o pró-reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Élberis Pereira Botrel.
Realizado pela Reitoria da UFLA, o seminário também contou com o apoio da Adufla, do Sind-UFLA, da APG e do DCE, sendo que seus representantes participaram do debate e registraram seus questionamentos. Membros da UNE, da UEE e do DCE da UFJF também fizeram suas colocações e tiveram suas dúvidas respondidas.
Saiba mais
A proposta da criação do consórcio começou a ser discutida em julho, quando reitores das seguintes universidades: UNIFAL-MG, UNIFEI, UFJF, UFLA, UFSJ, UFOP e UFV, debateram o assunto com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.
A partir daí, a discussão passou a ocorrer nas próprias universidades. Em Lavras, definiu-se as coordenações temáticas e quem seria o reitor responsável por cada uma delas - Graduação: UNIFAL-MG (prof. Paulo Márcio de Faria e Silva), Pesquisa e Inovação: UNIFEI (prof. Renato de Aquino Faria Nunes), Pós-Graduação: UFJF (prof. Henrique Duque de Miranda Chaves Filho), Planejamento e Gestão: UFLA (prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes), Assuntos Estudantis: UFOP (prof. João Luiz Martins), Extensão e Cultura: UFSJ (prof. Helvécio Luiz Reis) e Coordenação Geral: UFV (prof. Luiz Cláudio Costa).
Com isso, os pró-reitores dessas universidades passaram a colaborar na construção do PDIC- Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio, que contém os objetivos e as diretrizes das universidades consorciadas para o quinquênio 2011-2015. Além disso, desenvolveu-se uma Minuta do Projeto de Lei relacionada ao consórcio. Já no dia 25 de outubro, os reitores e vice-reitores estiveram em Belo Horizonte, onde apresentaram formalmente as propostas em discussão pelos conselhos superiores das universidades ao ministro Fernando Haddad.
Há cerca de um mês o assunto está sendo discutido pelos conselhos universitários e levado às comunidades acadêmicas. Na UFLA, todas as informações sobre o consórcio foram disponibilizadas no portal da universidade (www.ufla.br/consorcio) desde outubro, quando foram também encaminhadas aos conselhos superiores (CEPE e CUNI), às entidades representativas dos segmentos da comunidade (Adufla, SindUfla, APG e DCE) e à comissão que coordena a construção do PDI da UFLA para o qüinqüênio 2011-2015. Uma comissão foi constituída pelo Conselho Universitário para discutir e apresentar sugestões ao projeto, o que deve ocorrer até o dia 6 de dezembro. O Conselho Universitário deverá deliberar sobre o assunto em reunião agendada para o dia 8 de dezembro.
Minuta do Projeto de Lei
Algumas metas estabelecidas no projeto do PDIC:
- Criar estruturas regimentais, organizacionais e físicas do Consórcio.
- Criar mecanismos de desenvolvimento e compartilhamento de práticas bem sucedidas de planejamento e gestão.
- Criar agência de comunicação do Consórcio comprometida com a divulgação do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura.
- Criar procedimentos compartilhados de recrutamento e seleção de pessoal e de mobilidade de servidores no âmbito das Universidades consorciadas.
- Implantar Programa de Mobilidade Consorciada de Discentes, com a implementação de 2.000 bolsas, oferecimento de pelo menos duas vagas por disciplina, totalizando 10.000 vagas por semestre letivo.
- Criar banco de vagas ociosas para a transferência preferencial de estudantes das
- consorciadas.
- Criar Programa de Mobilidade Docente, para ministrar disciplinas em períodos regulares ou de verão e outras formas de intercâmbio acadêmico, com destinação de bolsas.
- Uniformizar os processos de seleção entre as consorciadas.
- Criar Centro de Estudos Avançados visando à integração, ao fortalecimento e à expansão da pesquisa e da pós-graduação.
- Estabelecer política de inserção internacional.
- Criar programas de pós-graduação compartilhados, em áreas estratégicas, considerando as competências das Universidades consorciadas.
- Realizar Simpósio de Integração Acadêmica, ensino, pesquisa e extensão entre as consorciadas.
- Desenvolver, nos próximos quatro anos, projetos e formação de núcleos de estudos prioritariamente nas áreas de nanotecnologia, bioenergia, biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade, fitoterápicos e educação.
- Estabelecer estruturas organizacionais equivalentes, entre as consorciadas, para a gestão da Assistência Estudantil.
- Disponibilizar meios de mobilidade a, pelo menos, 10% dos estudantes de graduação dos cursos presenciais, das consorciadas.
- Conceder bolsa a todos os estudantes em mobilidade.
- Estabelecer mecanismos de desenvolvimento e compartilhamento de práticas bem sucedidas de planejamento e gestão de atividades de extensão e cultura.
- Instituir o Programa Corredor Cultural, visando à implantação de incubadoras, à circulação de produtos culturais e à realização de eventos.
- Instituir o Programa de Sustentabilidade e Meio Ambiente para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, utilização de energias alternativas, reciclagem e gestão de resíduos, e qualificação de pessoas, em parcerias com Associações e Cooperativas de Catadores.
- Estabelecer parcerias com órgãos públicos e privados para viabilizar recursos para programas e projetos de extensão e cultura.