Estudantes de Perdões visitaram a UFLA para conhecer processo de produção do café
Estudantes do segundo ano do Ensino Médio e professores de diferentes disciplinas da Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, do município de Perdões (MG), visitaram a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na sexta-feira (4/11) para conhecer o processo de produção do café na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Com o objetivo de aprender um pouco mais sobre o café desde a plantação até a chegada do produto no comércio e à mesa dos brasileiros, os estudantes foram conduzidos por integrantes do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da UFLA e conheceram a lavoura onde é produzido o CafEsal (nome do café que é produzido e comercializado na universidade); bem como os processos de produção, colheita, processamento, secagem, torra, moagem, classificação e embalagem do produto.
Durante a visita, alguns estudantes, que são filhos e parentes de produtores de café da região, interagiram falando sobre a sua
experiência no campo, ressaltando questões práticas referentes à colheita e moagem do café. Com a visita, os estudantes aprofundaram o seu conhecimento e, com as novas informações a que tiveram acesso, vão desenvolver, no final do mês de novembro, uma feira cultural na escola, evento em que irã abordar o tema transversal “trabalho e consumo de café”.
“O Necaf contribui muito com a troca de conhecimentos, falando sobre o ambiente universitário. Os estudantes ficaram sabendo que dentro da agronomia é possível trabalhar com o café. Fazer a relação da escola com a universidade é muito importante, uma vez que alguns desses estudantes estão fazendo o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Apresentar o universo universitário serve como estímulo para que esses alunos se dediquem mais aos assuntos pelos quais se interessam”,
[caption id="attachment_125284" align="alignright" width="249"]
Ao fim do período de visita, os estudantes de Perdões estiveram na Cafeteria Escola.[/caption]
explica a professora de Matemática, responsável pela visita, Mariane Mattos Ferreira.
Finalizando a manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de negócio da Cafeteria Escola CafEsal, degustaram o café expresso e também conheceram a prensa italiana, um dos métodos de preparo de café utilizado na cafeteria.
Texto e fotos: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé).