Atendimento clínico a pequenos animais e animais silvestres e exóticos - CPA
-
O que é?:
Comunidade de Lavras e região adjacente encaminhando os animais (cães, gatos, animais silvestres e exóticos) para atendimento clínico ou público em geral de outros municípios/ estados. Os atendimentos Clínicos são realizados na forma de atividade de extensão por meio de projeto de extensão do HV com a UFLA.
Discentes devidamente inscritos em atividades acadêmicas ou em atividade de pesquisa.
-
Etapas para realização desse serviço:
1 O médico veterinário residente (MVR) do setor de Clínica Médica de Animais de Companhia, responsável pela triagem, deve proceder a uma avaliação inicial de cada animal que vem ao HV para atendimento, exceto animais silvestres e exóticos os quais devem ser diretamente encaminhados ao seu atendimento específico (mas a sequência a seguir será a mesma).
2 O MVR inicialmente verifica os parâmetros vitais e a condição geral do estado de saúde e faz questionamentos acerca do motivo da consulta. Baseado nessas informações, o MVR classifica o animal de acordo com a categoria de risco que ele se encontra. No HV-UFLA usa-se o Protocolo Internacional de Manchester de categoria de risco.
3 Animais com suspeita de afecções infecciosas como cinomose e parvovirose deverão passar por testes confirmatórios (teste rápido) a critério do MVR responsável pela triagem. Casos confirmados deverão ser encaminhados diretamente para atendimento no setor de doenças infecciosas, localizado anexo ao HV.
4 Após adequada triagem os animais serão submetidos a consultas pelos MVR e médicos veterinários (MV) de plantão naquele dia. Os atendimentos do setor de Clínica Médica de Animais de Companhia são realizados nas dependências do HV-UFLA, e dos animais silvestres e exóticos são realizados no Ambulatório de Animais Silvestres e exóticos, anexo ao Serviço de Diagnóstico por Imagem. Inicialmente deve ser realizado o pagamento do valor da consulta na secretaria do HV.
5 É imprescindível que o paciente seja acompanhado durante todo o procedimento de avaliação clínica/laboratorial pelo MVR/MV responsável por este encaminhamento, revelando o viés didático destes Serviços.
6 Durante a consulta o MVR ou MV avaliará a necessidade, ou não, de internamento ou de exames complementares, prescreverá as medicações pertinentes e solicitará o(s) retorno(s) necessários.
7 Caso sejam necessários exames que não fazem parte do portfólio do Setor, serão agendados com os Setores e Serviços responsáveis pelos mesmos, tendo sempre o MVR/MV como intermediador neste processo.
8 Todos os exames subsidiários executados são cobrados e deverão ser pagos na Secretaria do Hospital Veterinário (HV), conforme tabela de valores pré-fixados pela Coordenação do HV. Similarmente, qualquer outro procedimento de avaliação complementar deverá ser acertado da mesma forma.
9 Finalizado o atendimento, o tutor do animal será encaminhado à secretaria do HV para pagamento de eventuais despesas decorrentes do atendimento (medicações, material para coleta de exames e eventuais exames complementares).
-
Prazo para prestação do serviço:
Dependerá do tempo gasto para cada exame clínico, que podem ter coletas de exames, realização de exames, internação, etc. -
Forma de prestação do serviço:
(1) Presencial ou via e-mail (no caso de envio de prescrições ou informações específicas); (2) Por telefone, para agendamento de consultas ou exames. -
Formas de Contatos:
por e-mail, diretamente na secretaria do Hospital veterinário ou por telefone -
Locais e formas de acesso ao serviço:
secretaria do Hospital veterinário ou por telefone